Na madrugada de 14/02, aos 90 anos, faleceu Francisca Crespo, membro da Comunidade Canção Nova Portugal. Alentejana de Castro Verde, mudou-se para Fátima. Era o membro com mais tempo de compromisso entre as vocações nascidas no país.
Carinhosamente chamada “tia Francisca”, a professora reformada ficou viúva precocemente. Sua casa era um recanto de memórias e devoção: as histórias com o seu amado esposo, viagens, família e o santo de devoção, São Francisco de Assis.
Deu sentido ao sofrimento
Antes de tudo, uma mulher que soube ressignificar o luto e abraçou a Canção Nova que chegava a Portugal. Sempre muito organizada, trabalhou nas atividades de evangelização da comunidade.
Faria 91 anos no dia 2 de abril e, apesar da avançada idade e debilidade do corpo, continuava muito lúcida. Estava sempre atualizada, com um gosto imenso por conhecer os desenvolvimentos do mundo atual.
No auge dos seus 90 anos, dominava as redes sociais, internet, telemóvel, e-mails e, ao mesmo tempo, as artes e ofícios.
“Que as tristezas do passado não tirem a alegria do presente e a esperança do futuro”: era a frase vivida nos últimos tempos. Finalmente, como uma vela, foi se consumindo aos poucos, mas deixou um rastro de luz e calor para sua família, amigos e irmãos em Cristo.
Francisca Colaço Crespo
* 02/04/1932
+14/02/2023
- Cerimónia Nacional da Luz da Paz de Belém 2024 - 13 de Dezembro, 2024
- Preparativos do Patriarcado de Lisboa para o Jubileu 2025 - 12 de Dezembro, 2024
- Papa Francisco associa-se à cerimônia de reabertura da Notre-Dame - 12 de Dezembro, 2024