Hino oficial da JMJ Lisboa 2023 apresentado amanhã

Num comunicado informa-se que o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 será divulgado amanhã, 27 de janeiro. A apresentação está marcada para as 11 horas de Lisboa (12h de Roma) e será feita através das redes sociais da JMJ, Facebook e Youtube,  e do site lisboa2023.org, bem como de diversos meios de comunicação social que se  juntam a este momento.

A escolha de Portugal como país acolhedor da próxima edição da JMJ foi revelada a 27 de  janeiro de 2019 no Panamá, país que acolheu a última edição. A apresentação do hino  realiza-se, assim, precisamente dois anos depois do anúncio de Lisboa como a próxima  cidade-sede da JMJ.

Para o dia 27 de janeiro, estava inicialmente agendada a celebração de acolhimento dos  símbolos da JMJ que, devido à pandemia, foi suspensa.

Recorde-se que a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram  entregues à delegação portuguesa a 22 de novembro de 2020, Domingo de Cristo-Rei,  numa celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano. Desde que chegaram a  Lisboa, os símbolos têm permanecido na Sé e, assim que for possível, iniciarão uma  peregrinação pelos PALOP, comunidades portuguesas, Espanha e dioceses de Portugal.

JMJ Lisboa 2023: dois anos do anúncio  

A Jornada Mundial da Juventude é um dos maiores encontros internacionais organizados  pela Igreja Católica, em que jovens de todo o mundo se encontram entre si e com o Papa,  para momentos de oração, celebração, festa e cultura. Realiza-se desde o ano 1985 e foi  instituído pelo Papa São João Paulo II.

Inicialmente agendada para o verão de 2022, a JMJ Lisboa foi adiada para o verão de  2023, devido ao contexto internacional de pandemia.

O logotipo e o website oficial da JMJ 2023 foram apresentados a 16 de outubro de 2020,  dia da eleição do Papa São João Paulo II (que ocorreu em 1978), e foram inspirados pelo  tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da JMJ Lisboa – «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) – e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas.  A oração oficial foi revelada a 21 de novembro de 2020.