Francisco levou felicitações pascais a Bento XVI

O Papa Francisco encontrou-se durante a Semana Santa com o seu antecessor, Bento XVI, numa visita particular que serviu para levar os votos de boa Páscoa ao atual Papa emérito.

A Rádio Vaticano recorda que esta foi a nona vez que os dois Papas estiveram juntos depois da renúncia de Bento XVI, oficializada a 28 de fevereiro de 2013, e o início do pontificado de Francisco, que começou a 13 de março do mesmo ano.

Desde essa data, Jorge Bergoglio e Joseph Ratzinger encontraram-se em primeiro lugar a 23 de março de 2013, num evento “histórico” em Castel Gandolfo, residência papal de verão, “quando rezaram juntos por alguns momentos”.

Alguns meses depois, a 5 de julho, estiveram novamente lado a lado na “inauguração de um monumento a São Miguel, nos Jardins Vaticanos”.

Já em 2014, a 22 de fevereiro, Francisco e Bento XVI participaram no consistório para a criação de novos cardeais, outro momento emblemático segundo o serviço informativo da Santa Sé, pois “pela primeira vez na história a Basílica de São Pedro teve a presença de dois Papas”.

Ainda nesse ano, a canonização de São João Paulo II e São João XXIII, a 27 de abril; um encontro com idosos, a 28 de setembro; e a beatificação do Papa Paulo VI, a 19 de outubro; todas iniciativas realizadas na Praça de São Pedro, foram também ocasiões públicas para reunir os dois mais recentes líderes da Igreja Católica.

Em 2015, Papa e Papa emérito voltaram a aparecer novamente juntos em público na Basílica de São Pedro, primeiro no consistório para a criação de 20 novos cardeais, a 14 de fevereiro.

Um evento onde D. Manuel Clemente, atual cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, recebeu também o seu anel cardinalício das mãos de Francisco.

Depois, mais recentemente, a 8 de dezembro, data em que o Papa Francisco inaugurou o Ano da Misericórdia que está a decorrer até 20 de novembro de 2016.