A presença de crianças na celebração não poderia ser diferente. No dia 20/02/2023, elas puderam comemorar a memória litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, as primeiras crianças não mártires canonizadas na história da Igreja.
Na Basílica da Santíssima Trindade, a Eucaristia foi presidida por Dom José Ornelas de Carvalho, bispo de Leiria-Fátima. O prelado comentou sobre a “grande luz” que os pastorinhos viram, viveram e que mudou as suas vidas.
O pedido de Nossa Senhora para que não tivessem medo atualiza-se em tempos de guerras, terremotos e tantos desafios da humanidade.//Ele ressalta ainda como a Igreja dever ser um lugar natural para as crianças
“A Igreja não deve ser um lugar estranho às crianças, tem de ser um lugar onde são acarinhadas e queridas”, disse, afirmando que os sinais têm de ser evidentes, e por isso o “mais estranho e o pior que se pode fazer, é fazer sofrer uma criança, e particularmente no meio da Igreja”, afirmou Dom José
O Santuário de Fátima preparou um programa especial par a festa dos pastorinhos com novena, veneração aos túmulos e podcasts. Os dois jovens irmãos morreram vítimas da Gripe Espanhola e foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13/05/2017, no Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.
- Ilha da Madeira: da arte ao artesanato, dos museus às igrejas - 6 de Janeiro, 2026
- 2025 e os principais acontecimentos da Igreja no mundo e em Portugal - 1 de Janeiro, 2026
- Do presépio ao sepulcro vazio | Especial de Natal no Museu Vida de Cristo - 25 de Dezembro, 2025


