Cerca de 23 mil escuteiros de todo o país estiveram reunidos, em Braga, na grande “Festa do Centenário” do Corpo Nacional das Escutas. Momentos de jogos na cidade, concertos, fóruns de discussão e a celebração da Eucaristia marcaram o programa.
Na homilia, o arcebispo de Braga, Dom José Cordeiro valorizou a ligação entre as diferentes gerações no escutismo, que coloca adultos a caminhar com crianças, adolescentes e jovens, acompanhando e desafiando-os a concretizar os sonhos de um mundo melhor.
Na ocasião, o chefe nacional, Ivo Faria, convidou 100 lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes a fazerem a renovação de sua promessa. Segundo ele, um dia inesqueível.
Dentro das celebrações, aconteceu ainda homenagem aos fundadores, o então arcebispo de Braga Dom Manuel Vieira de Matos, e monsenhor Avelino Gonçalves. Apesar da chuva, a alegria dos escuteiros não ficou diminuída.
O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação de jovens do país com cerca de 70 mil afiliados. Ao longo dos anos, contribui para o desenvolvimento integral de milhares de jovens, que tornam-se membros ativos em suas comunidades e personalidades de relevo na sociedade.
- Portugal envia menos missionários e recebe mais: dados 2025 das Obras Missionárias Pontifícias - 28 de Novembro, 2025
- Igreja em Portugal: Meeting Lisboa 2025, Cristo Rei e início do Advento | Novembro em destaque - 28 de Novembro, 2025
- Federação Pela Vida envia 11 perguntas aos candidatos presidenciais | Eleições 2026 - 28 de Novembro, 2025


