Falta pouco mais de um mês para a visita do Papa Francisco e Fátima está preparada para o acontecimento de maior envergadura alguma vez vivido na Cova da Iria, mesmo já tendo recebido a visita de vários papas.
Esta foi a conclusão da conferência de imprensa que o Santuário de Fátima preparou para dar todas as informações do “passo a passo” para o acolhimento e segurança do papa peregrino e de todos aqueles que virão em peregrinação.
“Fátima é um lugar seguro”, afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário, uma vez que o tema segurança está na ordem do dia, “mas as várias entidades envolvidas na preparação da visita do Papa Francisco, tudo estão a fazer para garantir a segurança dos que aqui entrarão”.
Para que seja um momento especial de festa e de alegria várias entidades estão envolvidas e, por isso, estiveram presentes nesta conferência o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, o Major Bruno Marques, Relações Públicas da GNR e o Tenente Coronel da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Albino Tavares.
Pe. Carlos Cabecinhas referiu que o Santuário é um recinto que se encontrará sempre aberto. Todos podem entrar e sair. Apesar de ser um espaço limitado e que, por isso, nem todos os peregrinos vão conseguir entrar. O Santuário disponibilizará dois ecrãs, um diante da Basílica da Santíssima Trindade e outro na traseira. Fora dos limites do Santuário, a Câmara Municipal assegurará mais quatro ecrãs.
Por outro lado, todos “são convidados a saudar o Papa, num gesto de acolhimento festivo, no percurso do Estádio Municipal ao Santuário. O Papa passará em veículo aberto, saudando todos aqueles que aí se reunirem para o acolher. Do mesmo modo, no início da tarde do dia 13, todos os que o desejarem terão oportunidade de se despedir do Papa Francisco que atravessará em veículo aberto a Avenida D. José Alves Correia da Silva, do Santuário à Rotunda Norte”, afirmou.
O Presidente da Câmara Municipal de Ourém solicitou ao Estado Português o apoio de diversas entidades: Autoridade Nacional de Proteção Civil, GNR, PSP, Associação de Comércio, Junta de Freguesia de Fátima, INEM, Cruz Vermelha, Servitas, Bombeiros, Centros de Saúde entre outras entidades públicas e privadas. Tranquilidade foi a palavra usada pelo presidente da câmara, garantindo o acolhimento, segurança, acessibilidades e organização.
“Queremos que venham muitas pessoas a Fátima. Se forem mais do que as 800 mil esperadas, se chegar a um milhão de peregrinos melhor ainda. Estamos preparados”, assegurando mais de 20 bolsas de estacionamento gratuito fora de Fátima; 75 transferes que vão assegurar o transporte, também gratuito, dos peregrinos dessas bolsas de estacionamento para o recinto, bem como, no caminho de volta; as bolsas de estacionamento estarão identificadas por cores e números para que o peregrino, mais facilmente possa identificar o local da sua viatura; foi criado o Gabinete de Apoio ao Peregrino (fatima2017@cm.ourem.pt – 249 070 303) para dar resposta a situações inesperadas que possam surgir.
Paulo Fonseca apelou ainda à compreensão e tolerância dos fatimenses e população que trabalha em Fátima para estes dias de multidão; apelou aos comerciantes e restauração para que façam acreditação das viaturas dos seus fornecedores e que se possam abastecer com a máxima antecedência, uma vez que algumas artérias da cidade vão estar fechadas e só existirão momentos em que viaturas credenciadas poderão circular.
Por outro lado, a GNR é a entidade responsável pela segurança do Papa, dos peregrinos e do trânsito apresentando como alternativas à A1: a A8, A13, A23 e IC9.
Para os peregrinos a pé, devem usar roupas claras, coletes refletores, caminhos pedestres, usar estradas com menos trânsito e caminhar sempre em bermas largas e em fila indiana.
Apelou ainda ao uso dos transportes públicos e a não serem montadas tendas em locais que não estão estabelecidos para o efeito.
Todas as informações vão estar disponíveis nos sites das respetivas entidades envolvidas na visita do Papa Francisco a Fátima para o Centenário das Aparições.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023