A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar apresentaram as “primeiras reflexões” da Etapa Continental do caminho sinodal no continente africano, em conferência de imprensa online, no dia 17 de janeiro.
Segundo, Leopoldina Reis Simões, assessora de comunicação em Portugal e membro da Comissão de Comunicação do Sínodo, o processo percorrido aponta desafios comuns a todo o continente. Uma preocupação é como as famílias e os jovens são entendidos como “uma prioridade” para a Igreja Católica em África. E num contexto de variedade de culturas, idiomas, religiões e de extremismo religioso, o diálogo ecuménico e inter-religioso são dimensões em discussão.
Segundo a assessora, existe ainda a necessidade de maior atenção aos migrantes, refugiados e marginalizados. O tema do documento de trabalho para a etapa continental vem do livro profeta Isaías, “Alarga o espaço da tua tenda”. A Assembleia Continental Sinodal de África e Madagáscar vai realizar-se de 1 a 6 de março, em Addis Abeba, na Etiópia, e vão participar 155 delegados.
- Padre Sérgio Dinis é nomeado Bispo Ordinário Castrense - 22 de Novembro, 2024
- Red Week: AIS alerta para o drama dos cristãos perseguidos - 22 de Novembro, 2024
- No dia de Cristo Rei, jovens de Lisboa vão passar cruz da JMJ para Seul - 21 de Novembro, 2024