Espetáculo inédito juntou Cante Alentejano e Flamenco em Sevilha

Foto: Arlindo Homem/Agência ECCLESIA

O Festival ‘Terras sem Sombra’ (FTSS) proporcionou este sábado uma noite diferente em Sevilha, com o concerto ‘Imenso Sul’ onde juntou dois grupos de Cante Alentejano ao Flamenco, no Consulado-Geral de Portugal.

O diretor artístico do FTSS disse que o Cante Alentejano causou “uma grande sensação” pelo “poder das vozes baixas” e pela “capacidade de comunicação” que têm os seus cantadores.

“Tudo se uniu a uma cantadora mítica como Esperanza Fernández. O público, e eu em primeiro, levamos as mãos aos olhos porque estávamos a chorar de emoção”, destacou Juan Angel del Campo sobre “uma noite mágica, distinta de tudo”.

O concerto “único” juntou o Património Imaterial da Humanidade Cante Alentejano – do Rancho dos Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento, acompanhados por Pedro Mestre, e o dos Cantadores do Desassossego – e o Flamenco da sevilhana Esperanza Fernández, e também o interprete de viola da gamba Fahmi Alqhai.

Para o mestre Francisco Torrão, dos Cantadores do Desassossego, foi “extremamente importante” esta apresentação, que “aproxima mais” o Alentejo e a Andaluzia.

“Foi muito gratificante verificar que não tem havido um processo de aculturação. Foi relevante escutar uma andaluza a cantar modas alentejanas. De facto, a música é universal e aproxima os povos”, acrescentou.

Esperanza Fernández recordou que teve a “sorte” de ter tido uma experiência com um coro alentejano, em 2005, que “foi fantástica”; no final do concerto deste sábado, sentia-se “orgulhosa e como em casa outra vez”.

Para Pedro Mestre “é, sem dúvida, sempre gratificante” o Cante poder envolver outras realidades como o Flamenco e juntar ainda a viola campaniça que acompanhou uma das modas com que representaram o Alentejo com “cantes de trabalho, lazer e convívio”.

“Toda a gente saiu de alma cheia. O cante sai da sala cantando, os cantadores satisfeitos, harmoniosos e acabam com força e vontade de continuar”, destacando a sala excelente pela acústica, que era acolhedora, “o ambiente propício para o cante” porque estiveram “próximos das pessoas”.

José António Falcão, diretor-geral do FTSS, comentou que “existe um imenso Sul” que também invade a música e iluminou quem esteve no Consulado-Geral de Portugal, em Sevilha.

“O concerto traduziu-se por elevado nível artístico, não era fácil. Existe aqui uma herança comum, há um fundo lírico e também um conjunto de manifestações que a ele estão associadas que convergiram com uma grande facilidade”, desenvolveu.

Espanha é este ano o país convidado do evento e desde quinta-feira que uma “embaixada cultural” apresenta o certame em Sevilha.

José António Falcão fez um balanço positivo do périplo, considerando que “portas que estavam fechadas abriram-se” porque os municípios – Almodôvar, Sines, Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja –  avançaram “como perspetiva de região e não apenas um ou dois pontos do vasto território”.

“Além disso, através desta combinação de arte, património e biodiversidade o Alentejo está a mostrar o melhor que tem”, observou.

‘Do espiritual na arte – Identidades e práticas musicais na Europa dos séculos XVI-XX’ é o lema do FTSS que se realiza entre 11 de fevereiro e 1 de julho, iniciativa promovida pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Fonte: Agência Ecclesia