Marta Nogueira
23 Outubro 2020
0 Comments

Esperar é difícil? Como decide viver o tempo da espera?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Pense num tempo difícil: é este mesmo que vivemos! Esperar nunca é fácil, seja esperar por alguém, para ser atendido numa fila, por uma resposta… Sei lá! Esperar por tantas outras coisas. Só sei que esperar não é fácil, principalmente quando é algo que se quer muito ou que já se espera há muito tempo.

Foto: Getty Images

Por isso, quero falar sobre o que Deus faz connosco nesse tempo de espera. Tenhamos como certo de que Deus é sempre bom e que dá coisas boas ao seus filhos, ou seja, Ele não fica contente por nos ver a sofrer, mas sabe que é necessário, porque essa é uma fase de preparação para tudo aquilo que podemos vir a receber.

Por exemplo, queremos muito ter um carro, mas não adianta Deus dar um carro se não sabemos conduzir. Então, Deus precisa esperar por nós. Precisamos dar o passo de nos inscrevermos na escola de condução para tirar a carta para, então, depois Deus agir para lhe poder dar o carro. É mais ou menos assim.

Vejamos 3 passos essenciais na arte de aprender a esperar:
O primeiro é pedir, rezar sem desistir. “Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu acaba de chegar à minha casa, de uma viagem, e não tenho nada para lhe oferecer; e se ele responder lá de dentro: Não me incomodes; a porta já está fechada, meus filhos e eu estamos deitados; não posso levantar-me para te dar os pães; eu vos digo: no caso de não se levantar para lhe dar os pães por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães necessitar.” (São Lucas, 11 , 5-8)

O segundo é preparar-se para receber. Não adianta ficar de braços cruzados, é preciso agir. Quais são as atitudes que precisamos ter para que aquilo aconteça na sua vida? Se quer casar, é preciso antes namorar, mas se ficar somente dentro da sua casa sem conversar com outras pessoas, sem se cuidar, dificilmente esse desejo acontecerá.

O terceiro é estar, de facto, preparado. Se quer ser contratado como médico num hospital de referência, precisa ter o curso de medicina…

Muitas vezes, essa espera torna-se uma agonia, porque, na verdade, não está a aproveitar o tempo de preparação que Deus lhe está a dar. Às vezes, até mesmo esse sofrimento que está a viver é um meio de preparação que Deus lhe dá para tudo o que vai receber.

Tem aproveitado este tempo como aprendizagem ou para murmurar?
Convido-o a ler, na Palavra de Deus, a história de José do Egito. Quando era ainda adolescente, Deus falou-lhe num sonho que pessoas se dobrariam na sua presença. Até chegar esse dia, ele foi vendido pelos irmãos, preso, acusado, humilhado, sofreu por muitos anos, mas tudo isso fortalecia-o e dava-lhe sabedoria para estar pronto para quando se cumprisse a promessa de Deus na sua vida.

O problema não é a demora, mas como ela é vivida, se são aproveitadas as oportunidades para o seu crescimento pessoal e espiritual ou, pelo contrário, acontece a revolta e a murmuração.

Como decide então viver este tempo de espera?

 

Regiane Calixto
Membro da Comunidade Canção Nova, desde o ano de 2009. Missionária com formação em Ciência da Computação e pós-graduada em Gestão de Veículos de Comunicação. Encontrou na tecnologia e na comunicação um grande meio para levar às pessoas o Evangelho vivo e vivido.

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia