Bispos querem incluir ideias nos seus projetos de comunicação

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Foto: PR/Agência ECCLESIA

Os bispos de Portugal e Espanha que coordenam o setor dos media nas respetivas Conferência Episcopais terminaram hoje o encontro ibérico e afirmaram a necessidade de incluir “ideias que chegam de fora” nos seus projetos de comunicação.

“Se abandonarmos a autorreferencialidade, podemos encontrar valiosos contributos para o nosso trabalho na comunicação quando saímos ao encontro daqueles que habitam as periferias existenciais”, referem os bispos no documento conclusivo.

“Parcerias e redes na comunicação na Igreja” foi o tema do encontro ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social, que decorreu em Ponta Delgada (São Miguel, Açores).

No documento conclusivo, apresentado hoje em conferência de imprensa, os bispos de Portugal e Espanha consideram que “o serviço de comunicação na Igreja deve ser desenvolvido com profissionalismo”, “superar o modelo unidirecional” e basear-se na “confiança”.

Para os participantes no encontro ibérico, “a confiança nos comunicadores da Igreja é um valor imprescindível para a eficácia da comunicação”, devida a quem tem “responsabilidade de governar” e aos jornalistas que têm neles “uma fonte imprescindível para cumprir a sua missão”.

“A confiança fundamenta-se na verdade, na transparência e no estabelecimento de relações pessoais de qualidade”, sublinham os bispos de Portugal e Espanha.

Para os bispos de Portugal e Espanha, o exemplo do Papa Francisco “ilumina o mundo da comunicação pela proximidade e coerência que manifesta”.

“É um valioso modelo para os comunicadores”, conclui o documento com as conclusões do encontro Ibérico, que reuniu em Ponta Delgada, São Miguel, entre os dias 6 e 8 de junho a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e a Comisión Episcopal de Medios de Comunicación Social de España.

Fonte: Agência Ecclesia