O Museu Abade de Baçal, em Bragança, vai ser palco de uma tarde cultural neste 14 de setembro, às 15h, para celebrar os 800 anos dos Estigmas de São Francisco de Assis. As fontes históricas referem que em 1224, o santo, depois de um período de grande atividade apostólica, retirou-se em oração e contemplação no Monte Alverne, na Itália.
No dia 17 de setembro, Francisco foi por Deus favorecido pela visão de um Serafim pairando acima dele, com seis asas preso a uma cruz. No final da aparição, o santo vê surgir, nas suas próprias mãos e pés, os mesmos sinais dos cravos que pouco antes vira no misterioso homem crucificado.
O evento em Bragança é organizado em parceria com a Fraternidade Franciscana Secular de Bragança e as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado. A tarde contará com três conferências a respeito deste importante acontecimento e uma Eucaristia às 18h, presidida por Dom António Montes Moreira na Igreja de São Francisco, encerrará o evento.
- Madre Mary Jane Wilson: A Boa Mãe da Madeira que viveu a caridade - 18 de Dezembro, 2025
- Série Ilha da Madeira | Santuário do Monte Missas do Parto - 12 de Dezembro, 2025
- 100 anos da aparição de Pontevedra | O pedido dos primeiros sábados e as celebrações na Galiza - 12 de Dezembro, 2025


