A disciplina está em plenitude dentro do projeto educativo e destina-se a alunos com e sem vivência cristã
O coordenador do Departamento do Ensino Religioso Escolar (DERE), da Igreja Católica, disse que a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é para crentes e não crentes e está “em plenitude dentro do projeto educativo”.
“A finalidade não é fazer crentes, é dar as ferramentas do cristianismo, da mensagem cristã, para que o aluno se entenda e empenhe na construção da sociedade”, referiu Fernando Moita.
Segundo o coordenador do DERE do Secretariado Nacional de Educação Cristã as aulas “contribuem” para que o aluno “seja mais pessoa e a escola cumpra melhor a sua função”, independentemente da carga horária, que varia consoante o clico de escolaridade.
Para Fernando Moita, a disciplina de EMRC tem a “preocupação” de dar as ferramentas para que os alunos conheçam as manifestações religiosas, “o que é a experiência religiosa e como pode ser transformadora da sociedade”.
A disciplina de EMRC é de escolha opcional para os encarregados de educação e para os alunos com mais de 18 anos e de oferta obrigatória para as escolas, não tem atualmente concorrência no horário escolar, antes um vazio e quem não tem a disciplina pode entrar mais tarde ou sair mais cedo da escola.
Para a diretora do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, na Póvoa de Santo Adrião, em Lisboa, quando havia a alternativa da disciplina de ‘Desenvolvimento pessoal e social’, a EMRC teve um “resultadão” na sua escola e destaca que para os alunos “seria muito vantajoso”.
Rosário Ferreira, que também é docente de EMRC, considera que, “essencialmente”, hoje a disciplina “é um sinal de esperança”, algo visível nas ações dos alunos, na capacidade de “transformarem-se”.
Para o Fernando Moita, a possibilidade dada aos alunos de “ir uma hora mais cedo para a escola ou vir uma hora mais tarde” torna “ainda mais radical a opção dos alunos e das famílias pela disciplina”.
Fonte: Agência Ecclesia
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