DNPJ lança novos desafios no Conselho Nacional da Pastoral Juvenil

No 1º Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, o DNPJ pediu uma colaboração mais ativa aos Secretariados Diocesanos e Movimentos Juvenis. Nesse sentido enviará um questionário para definir linhas de atuação para os próximos 2 anos.

Em nota de imprensa enviada à Canção Nova, afirmam que os responsáveis dos Secretariados Diocesanos e dos Movimentos Juvenis participaram em grande número no 1º Conselho Nacional da Pastoral Juvenil que se realizou a 5 de Janeiro de 2018, em Fátima.

Foi um tempo oportuno para o encontro, o diálogo e a partilha entre todos. O novo Diretor do DNPJ realçou que o “Conselho é um momento de partilha e de nos aconselharmos uns aos outros.”

O Padre Filipe Diniz afirmou ainda “esta é uma missão conjunta”.

O DNPJ solicitou a cooperação dos Secretariados Diocesanos e Movimentos Juvenis para responderem a este questionário, sendo as suas conclusões apresentadas no próximo Conselho Nacional, a 16 de Junho.

Na reunião foram analisadas e debatidas atividades nacionais e internacionais que mobilizam a Igreja, como o Sínodo dos Bispos  em Outubro deste ano, sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

“Não é um Sínodo para os Jovens, mas com os Jovens. É preciso sair, ir ao seu encontro e escutá-los. Esta é a Hora de graça para a Pastoral Juvenil”, disse o Dom Joaquim Mendes, Presidente da Conferência Episcopal do Laicado e Família, que presidiu ao Conselho.

Para além das atividades dos Movimentos e Dioceses, o próximo encontro mobilizador do jovens portugueses será o Fátima Jovem, a 5 e 6 de Maio.