O programa da visita apostólica do Papa Francisco a Portugal, por ocasião da JMJ, foi dado a conhecer nesta semana.
Nos dias de evento, o pontífice estará com estudantes, refugiados e moradores de um bairro social. A agenda também inclui um encontro privado com vítimas de abusos no contexto da Igreja em Portugal. Contudo, será de forma privada para “salvaguardar” as pessoas envolvidas.
Já o cardeal-patriarca, Dom Manuel Clemente, destacou que, com esse evento mundial, ficará marcada a “geração de 2023”. Isto porque poder-se-á ter uma sociedade mais ecuménica, solidária e fraterna.
Papa chega na manhã do dia 02 de agosto
Inicialmente, logo após a chegada e receção oficial na Base Aérea de Figo Maduro, no dia 02 de agosto, o santo padre irá visitar o Presidente da República e encontrar-se com corpo diplomático e atutoridades civis.
A quarta-feira vai terminar com a oração das vésperas com Bispos, Sacerdotes, Diáconos, religiosos, Seminaristas e Agentes Pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos.
Ecologia integral e Economia de Francisco serão pautas do segundo dia
No segundo dia, encontros com jovens de Scholas Occurrentes e Universitários. Com estes serão abordadas as temáticas da ecologia integral; projeto ‘Economia de Francisco’; e ‘Pacto Educativo Global’. Nesse mesmo dia, tem lugar a Festa de Acolhida ao Papa na Colina do Encontro, como foi denonimado o Parque Eduardo VII para a JMJ.
Na sexta-feira, dia 04, Francisco vai confessar alguns jovens na Praça do Império, almoçar com outros na Nunciatura Apostólica, além do um compromisso no bairro social. O ato central do dia é a Via-sacra na Colina do Encontro.
Francisco vai rezar em Fátima
Precisamente, no primeiro sábado do mês, o pontífice vai rezar o Rosário com Jovens Doentes, na Capelinha das Aparições, em Fátima.
No mesmo dia, retorna para Lisboa, onde irá reunir-se com jesuítas. À noite, a grande vigília com a juventude no Campo da Graça ou Parque Tejo.
Tradicionalmente, o santo padre reúne-se com voluntários da JMJ
Por fim, Também no Campo da Graça, ocorrerá a Missa de envio no domingo. O último compromisso oficial será o encontro com os voluntários, no Passeio Marítimo de Algés.
Vaticano divulga programa da Viagem Apostólica do Papa a Portugal
- Cerimónia Nacional da Luz da Paz de Belém 2024 - 13 de Dezembro, 2024
- Preparativos do Patriarcado de Lisboa para o Jubileu 2025 - 12 de Dezembro, 2024
- Papa Francisco associa-se à cerimônia de reabertura da Notre-Dame - 12 de Dezembro, 2024