Distinguir a realidade da aparência

Jesus pede-nos que saibamos distinguir a realidade da aparência que, muitas vezes, não corresponde à verdade das coisas: os escribas aparentam atitudes caridosas que depois acabam por se revelar em ações de rapina; uma viúva pobre oferece apenas duas moedinhas, aparentemente pouco, mas representando, afinal, “tudo o que ela possuía para viver” (Mc 12, 44).

imagem | cathopic

O exemplo desta viúva, a par da viúva de Sarepta que acede ao pedido de Elias, mesmo colocando em risco a própria vida, sugerem que as pequenas ofertas que fazemos devem ser expressão de um dom maior, que é o dom da própria vida, a exemplo de Jesus que Se entrega totalmente sem nada reservar para Si, por amor e só por amor a Deus, seu Pai, e aos homens que vem salvar.

1a LEITURA: Primeiro Livro dos Reis 17, 10-16 — “Do seu punhado de farinha, a viúva fez um pãozinho e trouxe-o a Elias”
Frequentes vezes, a palavra de Deus apresenta o contraste entre a ostentação e a simplicidade, para nos fazer compreender que os humildes e os simples, que a Sagrada Escritura chama “os pobres”, têm o primeiro lugar aos olhos de Deus. Nesta leitura, vemos como foi uma pobre viúva que soube acolher o profeta de Deus, e como por isso foi recompensada com dons abundantes. Ensinamento semelhante ao que ouviremos no Evangelho.

SALMO RESPONSORIAL 145 (146) – Ó minha alma, louva o Senhor.

2a LEITURA: Epístola aos Hebreus 9, 24-28 — “Cristo ofereceu-Se uma só vez para tomar sobre Si os pecados de muitos”
O sacrifício de Cristo, oferecido por Ele sobre a Cruz, é o momento culminante de toda a vida de Jesus e até da história de toda a humanidade. Oferecendo-Se em sacrifício ao Pai, Ele abriu o caminho para junto de Deus, primeiro para Ele mesmo, como homem que também era, e, em Si e consigo, para todos os que a Ele se entregam e Lhe obedecem, como Ele obedeceu ao Pai. Em Cristo todos podem encontrar o caminho e a porta para Deus.

EVANGELHO: São Marcos 12, 41-44 — “Esta pobre viúva deu mais do todos os outros”
Como a viúva de que falava a primeira leitura também esta outra viúva a que se refere agora o Evangelho amou mais a palavra de Deus do que os seus poucos bens, que eram, na verdade os únicos e bem pequenos. Mas, por isso mesmo, a sua ação foi de maior alcance e mais meritória do que as grandes dádivas dos que muito possuíam. Gesto bem pequeno, portador de uma grande lição, porque inspirado por um grande amor.