Discernir o que é ou não fruto do Espírito Santo

Estamos no 26º domingo do tempo comum! Vejamos o que a Liturgia da Palavra nos ensina neste Dia Mundial do Migrante e Refugiados:

Neste domingo, Jesus dá instruções aos seus discípulos sobre algumas características que pretende imprimir como marcas identitárias da comunidade cristã ( cf. Mc 9, 38-48 ), válidas também para os nossos dias. Ele deseja que a comunidade continue visivelmente a sua obra, que seja capaz de acolher todos, desde os pequeninos, que são os preferidos, até àqueles que aparentemente não fazem parte dela, porque a obra do Espírito é mais ampla do que possamos imaginar (cf. Nm 11, 25-29). Neste sentido, vale o princípio de Jesus: “Quem não é contra nós é a nosso favor” (Mc 9,40). Jesus pretende, ainda, que a comunidade dos seus seguidores seja capaz de evitar os escândalos e, sobretudo, de proteger os mais pequeninos que esses escândalos podiam ferir. Hoje celebramos o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, com o tema “Rumo a um nós cada vez maior”.

imagem | cathopic

1ª LEITURA: Livro dos Números 11, 25-29 – “Estás com ciúmes por causa de mim? Quem dera que todo o povo fosse profeta”
Uma das grandes fraquezas humanas é o espírito de inveja e de partidarismo; e essa atitude de espírito é um dos maiores impedimentos à unidade e à colaboração. Tal atitude aparece até dentro da comunidade do povo de Deus, como se pode ver já nesta passagem do Antigo Testamento. Mas um espírito recto e humilde, como o de Moisés, saberá antes agradecer ao Senhor os dons que reconhecer nos outros, e não lhos invejar. É preciso antes compreender que o povo de Deus é todo ele animado pelo Espírito de Deus, o qual assiste a cada um em ordem à função que lhe cabe no meio desse povo.

SALMO RESPONSORIAL 18 (19) – Os preceitos do Senhor alegram o coração.

2ª LEITURA: Epístola de São Tiago 5, 1-6 – “As vossas riquezas estão apodrecidas”
O Apóstolo que escreveu o texto que hoje nos é proclamado pertenceu à primeira geração cristã. Por ele se vê como a fé, que inspirou, na Sagrada Escritura, páginas da mais alta mística, inspirou igualmente orientações muito práticas para a vida social, no que diz respeito ao uso dos bens temporais e à justiça para com o próximo, como estas que vamos escutar.

EVANGELHO: São Marcos 9, 38-43.45.47-48 – “Quem não é contra nós é por nós. Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a”
O Espírito de Deus, que encheu a terra inteira, quer atingir, pela sua acção, todos os homens. Onde quer que a sua acção se manifeste, aí está a sua presença. E os filhos da Igreja devem alegrar-se com isso, procurando sempre, à luz do Espírito, discernir o que é ou não fruto desse mesmo Espírito. É a luz do Espírito de Deus que cada qual procurará ajuizar das suas próprias atitudes, deixando para trás tudo o que for obstáculo ao reino de Deus.