Padre António Justino Filho
24 Setembro 2021
0 Comments

Discernir o que é ou não fruto do Espírito Santo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Estamos no 26º domingo do tempo comum! Vejamos o que a Liturgia da Palavra nos ensina neste Dia Mundial do Migrante e Refugiados:

Neste domingo, Jesus dá instruções aos seus discípulos sobre algumas características que pretende imprimir como marcas identitárias da comunidade cristã ( cf. Mc 9, 38-48 ), válidas também para os nossos dias. Ele deseja que a comunidade continue visivelmente a sua obra, que seja capaz de acolher todos, desde os pequeninos, que são os preferidos, até àqueles que aparentemente não fazem parte dela, porque a obra do Espírito é mais ampla do que possamos imaginar (cf. Nm 11, 25-29). Neste sentido, vale o princípio de Jesus: “Quem não é contra nós é a nosso favor” (Mc 9,40). Jesus pretende, ainda, que a comunidade dos seus seguidores seja capaz de evitar os escândalos e, sobretudo, de proteger os mais pequeninos que esses escândalos podiam ferir. Hoje celebramos o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, com o tema “Rumo a um nós cada vez maior”.

imagem | cathopic

1ª LEITURA: Livro dos Números 11, 25-29 – “Estás com ciúmes por causa de mim? Quem dera que todo o povo fosse profeta”
Uma das grandes fraquezas humanas é o espírito de inveja e de partidarismo; e essa atitude de espírito é um dos maiores impedimentos à unidade e à colaboração. Tal atitude aparece até dentro da comunidade do povo de Deus, como se pode ver já nesta passagem do Antigo Testamento. Mas um espírito recto e humilde, como o de Moisés, saberá antes agradecer ao Senhor os dons que reconhecer nos outros, e não lhos invejar. É preciso antes compreender que o povo de Deus é todo ele animado pelo Espírito de Deus, o qual assiste a cada um em ordem à função que lhe cabe no meio desse povo.

SALMO RESPONSORIAL 18 (19) – Os preceitos do Senhor alegram o coração.

2ª LEITURA: Epístola de São Tiago 5, 1-6 – “As vossas riquezas estão apodrecidas”
O Apóstolo que escreveu o texto que hoje nos é proclamado pertenceu à primeira geração cristã. Por ele se vê como a fé, que inspirou, na Sagrada Escritura, páginas da mais alta mística, inspirou igualmente orientações muito práticas para a vida social, no que diz respeito ao uso dos bens temporais e à justiça para com o próximo, como estas que vamos escutar.

EVANGELHO: São Marcos 9, 38-43.45.47-48 – “Quem não é contra nós é por nós. Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a”
O Espírito de Deus, que encheu a terra inteira, quer atingir, pela sua acção, todos os homens. Onde quer que a sua acção se manifeste, aí está a sua presença. E os filhos da Igreja devem alegrar-se com isso, procurando sempre, à luz do Espírito, discernir o que é ou não fruto desse mesmo Espírito. É a luz do Espírito de Deus que cada qual procurará ajuizar das suas próprias atitudes, deixando para trás tudo o que for obstáculo ao reino de Deus.

Shear it!

Padre António Justino Filho

Comunidade Canção Nova Portugal. Está neste momento numa imersão missionária na Diocese de Évora

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia