Dioceses portuguesas divulgam seu programa de Semana Santa, que terá início neste Domimgo de Ramos

Além das cerimónias habituais, as dioceses e paróquias em Portugal divulgaram seu programa artístico, cultural e devocional.

A Fortaleza de Valença, Diocese de Viana do Castelo recebe, neste sábado e domingo, uma recriação histórica com 17 encenações teatrais de passagens bíblicas sobre a vida de Cristo. Cenas desde o batismo, passando pela sua vida pública, até a Paixão, Morte e Ressurreição.

Já as ruas da Vila de Alijó, em Vila Real, vão acolher a recriação da “Via Dolorosa” com a participação de mais de 500 pessoas de todas as freguesias do concelho. O espetáculo ao vivo terá lugar no dia 5 de abril, às 21h, e inclui a encenação de quadros da Via-Sacra em diferentes locais da vila.

Uma Via-sacra ao vivo também será promovida pela Paróquia de Fátima, a partir das 14h30 do Domingo de Ramos, começando na rotunda da Basílica da Santíssima Trindade em direção à igreja paroquial.

No Domingo de Ramos, Quinta e Sexta-feira Santas e no Domingo de Páscoa, sempre às 21 horas, no canal do Youtube do Ensemble São Tomás de Aquino, vão ser publicadas obras litúrgicas de Gregorio Allegri, Alessandro Scarlatti, Alfredo Teixeira, João Andrade Nunes e Manuel Simões. O projeto é uma parceria entre a Paróquia São Tomás de Aquino, de Lisboa, e a Associação Cultural Oito Ecos.

Em Braga, dezenas de cerimónias, celebrações e eventos culturais já tem decorrido desde a Quaresma, estendendo-se até o Tempo Pascal. Destacam-se as cerimónias da Catedral, as inúmeras procissões e demais expressões da fé.

Da Quaresma à Páscoa, a diocese do Porto propôs aos fiéis o lema: “Abraça o Presente da Páscoa. É Cristo vivo. Agarrado a Ele, viverás”. O símbolo valorizado é o da Cruz, sobretudo a da JMJ Lisboa 2023. A proposta apresenta uma linguagem nova, jovial, com o protagonismo dos jovens e inspirada na Exortação Christus Vivit.