Diocese mobilizada para o jubileu sacerdotal de D. António Taipa

O bispo do Porto convida a diocese a celebrar o jubileu dos 50 anos de ordenação presbiteral do seu bispo-auxiliar, D. António Taipa, no dia 15 de agosto, durante uma eucaristia na Sé, marcada para as 11H00.

jubileu_antonio_taipa

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, D. António Francisco dos Santos escreve em ‘A Alegria da Gratidão’ que aguarda a presença dos “amados diocesanos para agradecer a Deus o dom da vida, da fidelidade e da comunhão fraterna” do seu bispo-auxiliar D. António Taipa e de todos quantos celebram o jubileu sacerdotal na diocese, em 2016.

Aos sacerdotes, o bispo do Porto pede que partilhem a mensagem e levem o convite “a todas as paróquias” para que “na oração, na comunhão e na presença” manifestem a “alegria da gratidão e cantem um cântico de louvor pelas “maravilhas que Deus realiza” através dos sacerdotes.

O convite, enviado pelo gabinete de Comunicação da Diocese do Porto, relembra que D. António Taipa foi reitor do Seminário Maior e professor de “grande parte do presbitério diocesano”, tendo sido também vigário geral do Porto.

“Compreende-se, por isso, a alegria da gratidão que a todos nos envolve nesta hora”, destaca D. António Francisco dos Santos.

No dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, na Eucaristia das 11H00, na Sé do Porto, vão associar também à “oração e gratidão” o bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, e seus condiscípulos que celebram 65 anos de ordenação, bem como todos os sacerdotes que celebram 60 anos de missão.

O bispo do Porto observa ainda que os “gestos de dedicação e de gratidão”, que “a celebração dos jubileus sacerdotais testemunha”, abrem “campo fecundo à pastoral vocacional” e constituem uma “bela forma de semear a esperança no coração dos jovens, das famílias e das comunidades”.

“Esta evocação da memória do tempo e esta afirmação da gratidão do coração fazem da alegria de cada sacerdote e de cada comunidade o júbilo de toda a Igreja do Porto”, acrescenta D. António Francisco dos Santos, que recorda as diversas ordenações celebradas este ano na diocese.

Fonte: Agência Ecclesia