A Diocese de Viana do Castelo divulgou o roteiro para a Quaresma de 2016, no qual convida a ‘Abrir a Porta da Misericórdia!’ às Obras de Misericórdia, que vão ser refletidas em cada domingo, em família e comunidade, e promovidas na “prática da vida.”
“A elaboração doutrinal de uma ‘lista’ das obras de misericórdia deve ser acolhida como um desafio à criatividade crente no concreto da história, para que a caridade não seja apenas um gesto ‘bom’ mas também ‘profético’”, explica a Diocese de Viana do Castelo.
“Elas nascem da experiência do amor de Deus e cumprem o mandamento do amor ao próximo”, acrescenta.
O Roteiro da Quaresma ‘Abrir a Porta da Misericórdia!’, publicado através da internet, é apresentado para a liturgia, a catequese e a família por isso, em cada domingo duas obras de misericórdia – uma corporal e uma espiritual – vão orientar o caminho da Igreja no Alto Minho.
Neste contexto, a diocese revela que para serem capazes de misericórdia todos devem, por exemplo: “Recuperar o valor do silêncio, para meditar a Palavra”; Viver e celebrar a Quaresma na “descoberta dos irmãos e do Senhor ressuscitado”.
Os católicos são também convidados a em família criar um mealheiro onde o valor “fruto das suas renúncias” é o contributo penitencial a ser entregue no ofertório da Eucaristia de Quinta-feira Santa, a Missa do Lava-pés, no dia 24 de março.
Em cada casa, na catequese e na Igreja há também o desafio a criar uma porta que vai abrir em duas partes revelando as 14 Obras de Misericórdia e colocar junto da porta “um símbolo” que partilhem com “os irmãos”.
A Diocese de Viana do Castelo com este subsídio tem nove objetivos concretos, como: “Ajudar as famílias a viverem de forma plena a caminhada da Quaresma e viver a alegria do ressuscitado” e “contribuir para o fortalecimento do espírito de união e respeito da comunidade paroquial e escolar de um modo especial pelos doentes, idosos e pobres.”
Para a vivência das duas Obras de Misericórdia em cada semana da Quaresma é apresentado um símbolo, sugerida uma leitura e uma oração, que inclui o exame de consciência, atitudes a ter em família e em comunidade e sugeridas ainda atividades para realizar em casa, na Igreja, na catequese e na escola, na disciplina de EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica.
O roteiro diocesano incentiva também ao ‘perdão’, sendo “necessário criar condições” para que ele aconteça durante o tempo da Quaresma e, neste contexto, para além do “exame de consciência” são propostos guiões para duas celebrações, uma penitencial e outra da Unção dos Enfermos.
Para o tempo da Quaresma 2016, a Diocese de Viana apresenta como documento orientadores a Carta Pastoral “Sede misericordiosos“, do seu bispo, D. Anacleto Oliveira, e a Bula ‘Misericordiæ Vultus’ (Rosto de Misericórdia), de convocação do Jubileu Extraordinário, do Papa Francisco.
A Quaresma que se inicia com a celebração de Cinzas, este ano a 10 de fevereiro, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
Fonte: Agencia Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023