Dia Mundial do Doente afirma a dignidade inalienável de todas as pessoas

A Comissão Nacional da Pastoral da Saúde divulgou os conteúdos para a celebração do Dia Mundial do Doente, que se assinala a 11 de fevereiro de 2017, nomeadamente a mensagem do Papa Francisco, o cartaz e a oração.

A celebração internacional do 25º Dia Mundial do Doente vai decorrer no santuário mariano francês de Lourdes e tem como tema “O Todo-poderoso fez em mim maravilhas”, retirado do Evangelho de São Lucas (Lc. 1, 49), do cântico do ‘Magnificat’, proclamado por Nossa Senhora em louvor de Deus.

Na mensagem para esta jornada, o Papa destaca a “dignidade inalienável” de todas as pessoas, independentemente da sua condição, doença ou deficiência.

“Cada pessoa é, e continua sempre a ser, um ser humano e tem de ser tratada como tal”, frisa Francisco.

O Papa salienta depois a “missão fundamental” da Igreja Católica, em “servir os mais pobres, os enfermos, os que sofrem, os excluídos e marginalizados”, e recorda todos quantos vivem o seu quotidiano junto dos doentes, desde as “famílias” aos que, com “diferentes papéis”, zelam pelo bem-estar dos mais debilitados.

Homens e mulheres que “ao serviço de instituições de saúde espalhadas pelo mundo, trabalham com profissionalismo e responsabilidade no cuidado e tratamento dário dos seus pacientes”.

Francisco espera que o Dia Mundial do Doente possa ser cada vez mais um “incentivo” para a promoção de “uma cultura de respeito pela vida, pela saúde e pelo meio-ambiente”.

E que “leve a um esforço renovado na defesa da integridade e da dignidade das pessoas, sem esquecer a bioética, a proteção dos mais vulneráveis e da natureza”.

Fonte:Agência Ecclesia