Neste domingo, 26 de novembro, a Igreja vai celebrar a Solenidade de Cristo Rei do Universo, coroando o encerramento de mais um Ano Litúrgico.
E desde 2022, comemora-se, na mesma ocasião, o Dia Mundial da Juventude ou Jornada Diocesana da Juventude, que antes decorria no Domingo de Ramos. As dioceses portuguesas divulgaram o seu programa e preparam uma grande festa.
A mobilização das dioceses reflete o que os bispos enfatizaram na última Assembleia da Conferência Episcopal Portuguesa. Eles afirmaram que a “A JMJ representa uma forte herança para o futuro da Igreja com os jovens, sendo necessário integrar o dinamismo e a riqueza trazida por este acontecimento numa pastoral da juventude mais ativa, animada e renovada.”
O tema da JDJ deste ano é ‘Alegres na esperança” e, para 2024, o santo padre escolheu o mote ‘Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar”. Além da celebração a nível diocesano, a Igreja promove edições internacionais destas jornadas, como a que aconteceu em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
- Comissão Justiça e Paz rejeita instrumentalização de valores cristãos em contexto eleitoral - 6 de Fevereiro, 2026
- Proteção Civil alerta para cheias e inundações em Portugal após tempestades Kristin e Leonardo - 6 de Fevereiro, 2026
- Tempestade Kristin danifica 45% do património religioso na Diocese de Leiria-Fátima - 6 de Fevereiro, 2026


