A peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio será presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e terá como centro celebrativo o novo altar do Recinto de Oração do Santuário de Fátima.
Será a primeira grande celebração neste novo espaço, que permite uma maior visibilidade da também renovada Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Adjudicada em março de 2015, a obra do presbitério teve a duração aproximada de um ano, período durante o qual foram construídos os lugares litúrgicos do presbitério do Recinto de Oração do Santuário de Fátima, nomeadamente o altar, o ambão e as cadeiras da presidência. O desenho dos três elementos obedeceu a princípios claros de adequação aos pressupostos litúrgicos e funcionais de cada uma das peças, sintetizando um conjunto de intenções simbólicas e de coerência que se pretendeu que pudessem dar origem a um conjunto de peças significante e expressivo, mas também funcional e em acordo absoluto com o caráter litúrgico que lhes é inerente.
No desenho de cada uma das três peças foram ainda tidas em conta todas as premissas relevantes do Projecto de Execução do Presbitério do Recinto de Oração, a que se procurou responder da forma mais integrada possível.
Cada uma das três peças tem um caráter próprio e obedece a princípios individuais bem delineados, de acordo com a sua função e simbologia.
A obra escultórica da parede de tardoz foi criada por Fernanda Fragateiro. O mobiliário litúrgico – altar, ambão e cátedra – é da autoria de João Mendes Ribeiro. A obra escultórica de Cristo crucificado é do escultor Filip Moroder Doss.
«O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador» (Lc 1,47) é o tema desta peregrinação que vai ter dois momentos adicionais: o primeiro será o acolhimento da Virgem Peregrina após um périplo de um ano pelas 21 dioceses de Portugal, incluindo as das Regiões Autónomas; o segundo momento será a consagração de todas as dioceses a Nossa Senhora. A oração de acolhimento será feita pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto; a consagração, no final da eucaristia, será feita pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Os peregrinos a pé têm uma missa de acolhimento no dia 11, pelas 18h30, na Basílica da Santíssima Trindade.
Dia 12, às 16h30, haverá missa no Recinto de Oração, com a participação dos doentes, seguida de procissão eucarística.
A peregrinação terá o seu início oficial na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora, pelas 18h30. No Recinto de Oração, às 21h30, o rosário seguido da procissão das velas será um dos momentos mais emotivos. Findo este momento, D. Manuel Clemente presidirá à missa no novo altar do Recinto.
Na sexta-feira, dia 13 de maio, o rosário começa pelas 9h00, na Capelinha das Aparições, seguido de procissão e missa. Um dos momentos emocionantes desta celebração será a tradicional bênção dos doentes, para além do já referido acolhimento da Imagem da Virgem Peregrina que percorreu as dioceses portuguesas, conventos e mosteiros de clausura e da consagração das dioceses a Nossa Senhora, 85 anos depois da consagração de Portugal.
Esta peregrinação aniversária de maio, a primeira grande peregrinação no ano em que se celebra o Centenário das Aparições do Anjo, é igualmente um marco significativo na aproximação das celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos três videntes, que se assinala no próximo ano.
Por isso, tem associada uma série de eventos que vêm acentuar esta dinâmica celebrativa no Santuário, nomeadamente o Espetáculo Multidisciplinar “Fátima – O dia em que o Sol bailou”, desenvolvido pela Vortice Dance Company.
A antestreia do espetáculo, reservada às escolas e aos colégios de Fátima a quem o Santuário endereçou convite a participar no evento, está marcada para o dia 11 de maio, pelas 14h30, e a estreia para o dia 13, pelas 21h00, com repetição no dia 15, pelas 16h00. O espetáculo terá lugar no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.
Trata-se de um projeto que, focando as aparições de Fátima e o seu reflexo na história contemporânea, procura esboçar um retrato do acontecimento que marcou o século XX.
Com a assinatura dos coreógrafos e diretores artísticos Cláudia Martins e Rafael Carriço, o espetáculo evoca a presença de Nossa Senhora «vestida toda de branco, mais brilhante que o sol» diante de três crianças de Aljustrel, Lúcia, Jacinta e Francisco, procurando estabelecer um paralelismo entre esse encontro e o tempo presente.
Este trabalho foi encomendado pelo Santuário à Vortice Dance Company, residente em Fátima, que este ano completa 15 anos de existência, numa estratégia permanente de valorização da produção cultural desenvolvida por agentes inseridos num contexto de proximidade geográfica e afetiva.
A entrada nos espetáculos dos dias 13 e 15 de maio, no Centro Pastoral de Paulo VI, é livre e gratuita, naturalmente condicionada à capacidade do auditório.
Programa celebrativo da peregrinação:
Peregrinos a Pé:
Dia 11
18h30 – Missa | Basílica da Santíssima Trindade
Dia 12
14h00 – Encontro para Guias de Peregrinos a Pé | Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores
DIA 12
07h30 – Via-sacra | da Capelinha das Aparições aos Valinhos
– Missa | Capela de Santo Estêvão – Calvário Húngaro.
07h30 – Missa | Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
09h00 – Missa | Capela da Morte de Jesus
11h00 – Missa | Basílica da Santíssima Trindade
12h30 – Missa | Capela da Morte de Jesus
16h30 – Missa | Recinto de Oração, com a participação dos doentes
17h30 – Procissão Eucarística | Recinto de Oração
18h30 – Início oficial da Peregrinação: Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos | Capelinha das Aparições
21h30 – Rosário e procissão das velas | Capelinha das Aparições
22h30 – missa | Recinto de Oração
Dia 12: Missas em outras línguas, na Capelinha das Aparições:
07h30 – Deutsch (Alemão)
08h30 – English (Inglês)
09h30 – Français (Francês)
10h30 – Español (Espanhol)
11h30 – Nederlands (Neerlandês)
12h30 – Italiano (Italiano)
13h30 – Po Polsku (Polaco)
DIA 13
Noite de Vigília:
00h00 às 02h00 – Adoração eucarística | Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
02h00 às 03h15 – Via-sacra | Recinto de Oração
03h30 às 04h15 – Celebração Mariana | Capelinha das Aparições
04h30 às 05h30 – Missa | Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
05h30 às 07h00 – Adoração eucarística, com oração de Laudes | Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
07h00 – Procissão eucarística | Recinto de Oração
09h00 – Rosário | Capelinha das Aparições
10h00 – Procissão, missa, bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus | Recinto de Oração
Fonte: fatima.pt
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023