D. António Marto escreve carta aos diocesanos para o mês de maio

Por o mês de maio ser particularmente dedicado à devoção à Virgem Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, o bispo D. António Marto escreveu uma carta dirigida a todos os diocesanos, intitulada “O Rosário, Oração dos Simples”.

Para enquadrar o seu escrito, o prelado refere uma carta do Papa Francisco, publicada no dia 25 de abril, também sobre o mês de maio, em que dá especial destaque à oração do terço como expressão do amor à Virgem. “O isolamento social neste tempo ajuda a valorizar a oração, a sentir-se mais unidos espiritualmente em família e mais fortes para superar a provação atual”, explica, manifestando a sua intenção de fazer eco na Diocese das palavras do Santo Padre.

Na carta vai uma referência especial aos pastorinhos de Fátima, “que levaram a sério o pedido de Nossa Senhora”. D. António Marto também quer ver envolvidas nesta oração todas as crianças de Leiria-Fátima, pedindo aos adultos que, para isso, as ensinem “de modo pedagógico, prático, gradual e progressivo, de acordo com a sua idade”. Sugere que “as crianças mais pequeninas podem rezar somente três ave-marias, as maiores dez e os adolescentes todo o rosário, quer dizer, os cinco mistérios.” Para ajudar neste processo, o Serviço Diocesano da Catequese está a publicar uma proposta de oração do terço para cada dia do mês, adaptada a crianças e adolescentes. Essas propostas podem ser descarregadas em https://catequese.leiria-fatima.pt.

Carta aos Diocesanos “O Rosário, Oração dos Simples”