A Associação dos Servitas é constituída por leigos, religiosos, diáconos e sacerdotes
A vocação dos servitas surge já na época das aparições de Nossa Senhora em 1917. A própria irmã Lúcia recorda nos seus escritos a ajuda que os pastorinhos e a multidão recebiam de alguns cavalheiros durante as aparições. Pedro Santa Marta, presidente da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, afirma que esses foram os primeiros servitas. “O que nós fazemos? Nós servimos”, explica.
Numa entrevista à Canção Nova, Pedro Santa Marta fala sobre esta vocação e sobre o trabalho que os servitas realizam no Santuário; explica o significado das insígnias que usam; partilha a experiência humana e cristã que faz no serviço aos peregrinos e ao refletir sobre a religiosidade popular recorda o testemunho comovente de um jovem africano.
.: Assista a entrevista
Este vídeo faz parte de uma série de entrevistas feitas pela Canção Nova em Portugal, para um documentário sobre a atualidade da Mensagem de Fátima, que será exibido pela TV Canção Nova dia 13 de Outubro às 21h00 horas.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023