Muitas vezes nos deparamos com situações que nos levam a refletir até que ponto podemos confiar nas pessoas que nos rodeiam.
É verdade que todos sofremos decepções, colocamos expectativas nos outros e quase sempre nos enganamos. Afinal, as expectativas correspondem ao que é ideal para nós mesmos e dificilmente será assim para o outro também.
A decepção provoca frustração e é importante aprender a superar isso, desenvolvendo habilidades necessárias para conseguirmos lidar de forma funcional com as nossas emoções.
Viver experiências frustrantes pode ser muito importante no desenvolvimento humano, pois é exatamente essa discrepância que nos permite avançar, enfrentar a realidade e progredir.
Precisamos avaliar que cada indivíduo é um ser único, com pensamentos e atitudes próprias, sujeito a erros e acertos.
Quando compreendemos que também deve ser difícil para os outros conviverem conosco, fica mais aceitável encarar as relações complicadas com as quais nos deparamos no dia a dia.
Se não buscamos compreender e aceitar a maneira dos outros serem, acabamos por ficar sós – e ninguém cresce sozinho, afinal, somos seres sociais.
Vale ressaltar que compreender não significa conviver com pessoas que nos fazem mal ou que não correspondem aos princípios básicos de boa convivência.
Isso seria um contrassenso, já que também é de nossa responsabilidade evitar nosso próprio sofrimento. No entanto, muitas coisas podem ser relevadas em favor de um bom relacionamento, e é aí que entra o respeito pelo próximo.
Confira 3 dicas que podem ajudar muito esse processo:
– Não alimente mágoa; ela só faz mal para você.
– Aceite que as decepções fazem parte da vida.
– A tristeza é natural, mas não deve controlar você.
A partir dessa compreensão mude seu estado mental e lembre-se que você não precisa aceitar as ações dos outros, mas pode e deve respeitá-las. Isso certamente acrescentará positividade à sua vida.
Vale tentar!
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023