Conferência Episcopal recomenda o distanciamento entre participantes nas celebrações do culto público católico

Missas da Noite de Natal já devem seguir as orientações da Direção Geral da Saúde para os Locais de Culto e Religiosos

A Conferência Episcopal Portuguesa recomendou que se retome o “distanciamento entre os participantes” nas celebrações, a partir do Natal, inclusive nas Missa da Noite do Natal.

“Tendo em conta o forte agravamento da atual situação pandémica, devido sobretudo à nova variante Ómicron da Covid-19, a Conferência Episcopal recomenda vivamente que, a partir das celebrações do Natal, inclusive nas Missas da Vigília, se observe um adequado distanciamento entre os participantes, conforme as orientações da Direção Geral da Saúde”.

A Conferência Episcopal Portuguesa acrescenta que “continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras”.

Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje Orientação com medidas de prevenção e controlo da Covid-19 em Locais de Culto e Religiosos, onde recomenda o distanciamento de 1,5 metros entre os participantes.

As celebrações públicas na Igreja Católica têm decorrido de acordo com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020 e “em consonância com as normas das autoridades de saúde”.

As mais de 80 indicações incluem normas para a higienização dos espaços, das pessoas e dos objetos de culto, o “obrigatório o uso de máscara” para todos e a adaptação de rituais litúrgicos para evitar o contacto físico, no contexto da pandemia.

Fonte: Agência Ecclesia