Como faço para transmitir a fé para meus filhos?

Educar os filhos na fé é um grande desafio


Os primeiros catequistas dos filhos são os pais. São Tomás de Aquino disse que “a missão dos pais é uma tarefa, até certo ponto, paralela ao sacerdócio dos padres” (Contra os Gentios 4,58).

“Pela graça do sacramento do matrimônio os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar seus filhos. Por isso, os iniciarão desde a tenra idade nos mistérios da fé, da qual são para os filhos os ‘primeiros arautos’ (Lumen Gentium,11). Associá-los-ão desde a primeira infância à vida da Igreja. A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé” (Cat.§2225-6).

Nunca esqueci o terço que aprendi a rezar, aos cinco anos de idade, no colo de minha mãe. Pobre filho que não tiver uma mãe que lhe ensine a rezar! Será difícil levar alguém para Deus, se isso não for feito, em primeiro lugar, pelos pais.

É com o pai e a mãe que a criança tem de ouvir, em primeiro lugar, o nome de Deus, de seu Filho amado Jesus Cristo, de sua vida, seus milagres, seu amor por nós, sua divindade, sua doutrina e tudo o mais. É no colo da mãe e do pai que a criança precisa aprender a rezar, a conhecer os sacramentos e os mandamentos da lei de Deus e a Igreja.

Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6,4). Sem a “doutrina do Senhor” não será possível educar. Dom Bosco ensinava que “não é possível educar os jovens sem a religião”. Seu método preventivo e seguro de educar, estava na trilogia: amor – estudo – religião.

Como educar os filhos na fé do Cristo e da Igreja?
A base da educação dos filhos – humana e/ou religiosa – deve ser o amor e a “conquista” dos filhos pelos pais. A educação humana caminha junto com a espiritual. Estou cada vez mais convicto de que só pela conquista podemos hoje educar bem os nossos filhos e torná-los religiosos naturalmente, sem traumas. Antes de você mostrar a seu filho que Deus o ama, você tem de mostrar-lhe que você o ama de verdade, e gasta sua vida com ele.

Você já notou que um rapaz apaixonado por uma moça faz tudo o que ela quer e com muito gosto? Pois bem, seu filho deve ter essa “paixão” por você. Se você conseguir isso, ele vai lhe obedecer em tudo, vai assimilar tudo o que você lhe ensinar e vai viver segundo os seus valores. E você vai levá-los a Deus e à Igreja suavemente. Qualquer que seja o ambiente que esteja, ele vai se lembrar sempre de você e fazer segundo o que aprendeu, simplesmente porque você o cativou.