Como descobrir a vontade de Deus para a nossa vida?

Deus manifesta-Se no silêncio do seu coração, mas é preciso saber ouvir para fazer sua vontade


Quando fazemos uma experiência pessoal com o amor de Deus, descobrir a vontade d’Ele a nosso respeito passa a ser uma das principais prioridades em nossa vida. Porém, existem situações onde não só desejamos, como, de fato, necessitamos saber o que Deus quer que façamos para continuarmos andando na presença d’Ele.

Então, nessa hora, corremos o grande risco de buscarmos qualquer lugar e ouvirmos a qualquer pessoa, contanto que nos diga o que devemos fazer e nos garanta que é isso que Deus quer. É preciso muita atenção! Mesmo que a necessidade seja urgente, tenha calma.

Deus não costuma falar sob pressão, e o caminho para o discernimento em todos os casos deve ser a oração apoiada na Palavra de Deus, essa fonte é segura e dessa água você pode beber que a sua alma será saciada.

Deus nos fala de várias maneiras
A partir disso, Deus pode falar também por meio das pessoas, das situações e, até mesmo, no silêncio do seu coração, mas é preciso ter calma. Experimente parar, nem que seja um pouco, e colocar-se na presença de Deus. Peça a Ele que lhe oriente concretamente e desarme seu coração para ouvir o que Ele tem a lhe dizer, pois, muitas vezes, nós até oramos, mas já dizendo para Deus o que queremos e até determinando que só aceitamos se for assim.

Mas esse tipo de oração não agrada a Deus, Ele conta com nossa generosidade e espera que estejamos dispostos a ouvir a Sua voz, mesmo que não diga nada do que desejávamos ouvir, isso é pobreza, é confiança na infinita misericórdia e, isso, certamente agrada o coração de Deus. Portanto, se hoje você precisa de discernimento a respeito dos planos de Deus para a sua vida, ore pedindo essa graça ao Senhor e Ele lhe dará. Não siga suas emoções e nem mesmo a sua razão, como cristão cheios do Espírito Santo, precisamos viver de fé.

Você até pode procurar um conselho de alguém, que tenha um testemunho de vida coerente, com estrutura emocional e psicológica que poderá lhe oferecer uma direção da parte do Senhor, mas procure ajustar até mesmo essa direção à Palavra de Deus, pois, não conheço uma fonte mais segura a respeito da vontade de Deus para nossa vida do que a Sagrada Escritura. Vamos orar pedindo a Deus a graça de sermos orientados por Ele?

Oração
Senhor, eu preciso de uma direção para minha vida, se o Senhor deseja me falar por meio de outra pessoa, ajude-me a perceber quem é essa pessoa e a compreender a Sua mensagem sob a luz da Tua Palavra. Eu me desarmo em Tua presença e estou disposta a ouvir o que o Senhor tem a dizer e não apenas o que eu quero ouvir. Que a Tua Palavra seja a luz que conduz os meus passos, orienta-me e conduz a minha vida, Senhor, amém.

Dijanira Silva
Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora do livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.