Como alimentar a minha fé?

De modo prático vamos fazer um percurso que nos direciona a dar passos concretos de como alimentar a nossa fé. É muito importante sabermos ou recordarmos que o ser humano tem dimensões essenciais e conhecê-las nos dá a  possibilidade de crescer e amadurecer de modo integral, ou seja, de não nos determos apenas numa só dimensão.

imagem | cathopic

Quais essas dimensões essenciais?  Vejamos as quatro dimensões principais, são elas: física, cognitiva, emocional e espiritual. No entanto, existem mais dimensões.

Como as dimensões podem nos ajudar no crescimento da fé?

A dimensão física está ligada ao corpo, à saúde, à busca do bem estar.

A dimensão cognitiva diz respeito ao pensamento e raciocínio, onde se desenvolve a capacidade de aprendizagem, a inteligência.

A  dimensão emocional liga-se com a consciência e no modo como gerimos as nossas emoções e as dos outros, buscando analisar as situações de forma consciente para tomar decisões mais adequadas.

A  dimensão espiritual diz respeito ao mundo interior do ser humano. Trata-se do que está no mais profundo da alma e que se refere à nossa espiritualidade: “O termo alma tem origem etimológica no grego anemos e que significa “ar”, “sopro”. A palavra latina anima significa também “vida”, “espírito”, “sede do pensamento”.

É na dimensão espiritual que nos vamos focar, com um olhar especial no como está a minha vida espiritual. Às vezes a forma como nos comportamos e respondemos diante das provações e das tempestades da vida dizem-nos que a  fé esta fraca ou que parece que não temos mais fé.

Embora na vida tudo esteja bem, ou mesmo que não esteja, procuramos ajuda diante dos sintomas e anomalias na saúde física, mental, emocional ao procurar um médico, psiquiatra, psicólogo, etc…

Então como alimentar a fé?

A fé é um dom gratuito de Deus ao homem. Mas podemos perder esse dom preciso de Deus e quanto a isso Paulo nos instrui: «Combate o bom combate, guardando a fé e a boa consciência; por se afastarem desse princípio é que muitos naufragaram na fé» (1 Tm 1, 18-19)

Para termos uma fé viva, para que ela cresça e persevere até ao fim temos de a alimentar com a Palavra de Deus, sustentá-la pela esperança e pedir ao Senhor que aumente a nossa fé.

A fé, como parte da dimensão espiritual, alimenta-se e se fortalece-se no relacionamento com Deus, ou seja, e tem como base a oração.

«Deus invisível, na riqueza do seu amor, fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir à comunhão com Ele». A resposta adequada a este convite é a fé….” (CIC 142)

Saiba que contamos com a alma como espírito que anima e nos dá o poder de pensar e de sentir.

Que passos posso dar?

  • Ser racional e ganhar consciência de que é vital alimentar a vida espiritual para fortalecer e alimentar a fé.  “Na fé, a inteligência e a vontade humanas cooperam com a graça divina…” (CIC 155);
  • Abrir-se à graça de Deus e num diálogo sincero e verdadeiro com Ele reconhecer a sua pequenez e pedir a Sua ajuda para que lhe proporcione os momentos de oração em todo tempo e lugar, de modo  a crescer em comunhão e intimidade com Ele. “Pela fé, o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus revelador. A Sagrada Escritura chama «obediência da fé»… ” (CIC 143);
  • Ao se levantar, invoque uma oração ao Espírito Santo e ao seu Anjo da Guarda- “O ato de fé só é possível pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo”…. (CIC 154);
  • É preciso decisão e fazer escolhas que nos favoreçam a alimentar a alma e fortalecer a fé. Durante o dia, de manhã, na hora do almoço ou à noite, enfim, encontrar um momento para rezar e meditar na Palavra de Deus (Bíblia), para fazer adoração ao santíssimo, para rezar o terço mariano, da misericórdia, da providência, do sangue de Jesus… Ter ainda um momento para a oração pessoal e participar também de algum grupo na sua paroquia ou frequentar grupos de oração de alguma comunidade.
    Quando está só ou ao ir dormir, ao cozinhar, ao tomar banho ou a conduzir ou no transporte público, ou até mesmo numa caminhada pode utilizar as medias digitais para ajudar a rezar o terço, novenas, ofícios divinos…

Escute a voz de Deus.

O que Deus te inspira e suscita no coração? Mãos à obra! Alimente a sua fé!

Para ajudar, partilhamos um áudio da oração do terço mariano dedicado de forma especial a Nossa Senhora de Fátima, já que aqui moramos e rezamos para que tenha bom êxito na sua vida de oração.