Marta Nogueira
08 Janeiro 2021
0 Comments

Comissão dos Episcopados Católicos saúda programa “ambicioso” de Portugal

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Organismo que congrega bispos católicos da União Europeia destaca necessidade de resposta articulada à pandemia

A Comissão dos Episcopados Católicos da Comunidade Europeia (COMECE) saudou o programa “ambicioso” de Portugal para a sua presidência rotativa do Conselho da UE, que se iniciou neste mês de janeiro.

foto | Arlindo Homem

“A COMECE saúda a ambiciosa Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia sob o lema ‘Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital’ e o seu objetivo de não deixar ninguém para trás, nestes tempos difíceis para indivíduos e famílias por causa da pandemia de Covid-19, em particular aqueles que se encontram em situações mais vulneráveis”, assinala o organismo que congrega os bispos católicos da UE.

A nota sublinha, em particular a implementação de instrumentos políticos e objetivos que “conduzam a um melhor cuidado da Criação”.

“Os esforços da União Europeia devem prosseguir nesse sentido e, assim, a liderança global da União Europeia proposta pela presidência portuguesa é um forte impulso”, refere a COMECE.

O organismo católico sublinha ainda que “qualquer verdadeiro progresso digital e tecnológico deve basear-se na proteção e promoção da dignidade humana e do bem comum”.

“A proposta de reforço dos direitos fundamentais no contexto digital é um passo positivo que merece apoio”.

A COMECE sustenta que a Europa deve assumir um papel de liderança “na promoção de uma ordem internacional regulada, baseada numa cooperação de confiança e em parcerias justas”.

O organismo elogia as prioridades da presidência portuguesa e as propostas de ação “alinhadas com esses objetivos, de forma a criar relações pacíficas, justas e prósperas entre os Estados”.

“A este respeito, assume particular importância o trabalho da presidência portuguesa no sentido de se conseguir, finalmente, uma abordagem europeia conjunta da migração e do asilo, tendo em conta as diversas realidades e sensibilidades”, pode ler-se.

Em relação à situação provocada pelo ‘Brexit’, a comissão dos episcopados católicos deseja uma “relação estreita e amigável entre a União Europeia e o Reino Unido”, contando com “a experiência e o bom trabalho da presidência portuguesa para iniciar este caminho”.

A 18 de janeiro, uma delegação da COMECE e da Conferência Europeia das Igrejas Cristãs vai reunir-se com a representação permanente portuguesa, em Bruxelas.

Fonte: Agência Ecclesia

Shear it!

Marta Nogueira

Membro da Comunidade Canção Nova. Licenciada em Comunicação Institucional e atua nas Medias Digitais da Canção Nova. instagram: martanogueira.cn

Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia