Coimbra será uma das cidade-piloto para a implementação do Pharaon, um projeto cujo objetivo é oferecer suporte ao envelhecimento ativo da população europeia através do uso de tecnologias, como aplicações, inteligência artificial e robótica.
Além disso, vai oferecer informações para o aproveitamento de espaços verdes e urbanos, e facilitar a prestação de cuidados de saúde personalizados, garantindo a qualidade de vida, autonomia e participação social de idosos e de seus cuidadores formais e informais.
Nesse sentido, a Cáritas Diocesana – juntamente com o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra e uma empresa local – está a desafiar voluntários, cuidadores e pessoas com mais de 65 anos da cidade a integrarem o projeto, em especial a partir de 20 de janeiro. Nesta data, será realizada uma ação de Ciência Cidadã, pelas 15h, na Ribeira da Arregaça. A atividade gratuita dará a conhecer as propostas e envolver os cidadãos na preservação da natureza e estímulo à atividade física e mental.
- Ao completar 75 anos, bispo do Algarve apresenta resignação ao papa - 6 de Setembro, 2024
- “Não relíquias? Relíquias? Quase relíquias?”: exposição temporária do Museu de São Roque - 6 de Setembro, 2024
- Diocese de Setúbal assina protocolo para acolhimento de sacerdotes idosos ou doentes - 6 de Setembro, 2024