Administrador Adm
/

14 Setembro 2016
0 Comments

CEP vai debater uma carta pastoral sobre o Centenário das Aparições

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A próxima Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai debater uma carta pastoral sobre o Centenário das Aparições em Fátima e um documento dedicado à renovação da catequese.

O secretário e porta-voz do episcopado católico, explicou hoje, no final da reunião do Conselho Permanente da CEP, que na está a ser preparada uma Carta Pastoral sobre o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima (1917-2017), com uma mensagem “humana e evangélica”, para que seja “objeto de reflexão nas várias dioceses”.

Na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, o padre Manuel Barbosa adiantou que o documento está a ser preparado para debate e aprovação na próxima Assembleia Plenária da CEP, entre 7 e 10 de novembro, em Fátima.

O sacerdote adiantou também que esperam aprovar na assembleia o documento ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’ que tem como principal objetivo fomentar a reflexão sobre a catequese atual e recolher o contributo de responsáveis de todas as dioceses.

“Esta auscultação foi muito importante”, desenvolveu, sobre o documento de trabalho da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé que há um ano está em análise e reflexão, com o contributo dos agentes pastorais e pais.

Segundo o padre Manuel Barbosa “aposta-se na catequese familiar” e, em concreto, vão “perceber o que isso significa”, para perceber como incentivar a Educação Cristã “através da catequese”.

Os bispos de Portugal vão dedicar um tempo à reflexão da Exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco ‘A Alegria do Amor’ com o contributo do arcebispo emérito de Barcelona, o cardeal Lluís Sistach, um “especialista” nessa área.

Segundo o porta-voz da CEP o estudo sobre a exortação apostólica sobre a Família “merece continuidade”.

A exortação papal ‘Amoris laetitia’ recolhe as propostas de duas assembleias do Sínodo dos Bispos (2014 e 2015) e dos inquéritos aos católicos de todo o mundo e foi publicada no dia 8 de abril.

O padre Manuel Barbosa adiantou também que o organismo máximo do episcopado católico em Portugal vai publicar “notas pastorais de reconhecimento” dedicadas à Congregação da Missão, os Vicentinos, pelos 400 anos de carisma e 300 anos de presença em Portugal e à Congregação dos Missionários do Espírito Santo, os Espiritanos, que celebram 150 anos presença em Portugal.

“O reconhecimento de todo um trabalho que foi feito, continua e continuará a ser desenvolvido”, acrescentou o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa no contexto das “datas significativas” que as congregações religiosas estão a assinalar.

Fonte: Agência Ecclesia

Shear it!
Top
TV CANÇÃO NOVA | DIRETO
Estrada da Batalha - Apartado 199 - 2496-908 Fátima | Tlf.: 249 530 600
© Copyright 2020

TV Canção Nova | Direto


Rádio Canção Nova | Direto


Multimédia