O Papa Francisco anunciou hoje no Vaticano que vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio.
A decisão foi tomada hoje no Consistório Público, reunião formal de cardeais, realizada no Palácio Apostólico do Vaticano.
Francisco e Jacinta tornam-se os mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica e o Santuário de Fátima será mais uma vez local emblemático para a realização de uma cerimónia histórica. Depois de João Paulo II ter presidido, no Santuário de Fátima, à beatificação dos dois pastorinhos, em 2000, agora concretiza-se a consumação do processo de canonização de Francisco e Jacinta, no Altar do Mundo.
A canonização acontece após a aprovação, a 23 de março, de um milagre atribuído a Francisco e Jacinta, última etapa do processo, iniciado há 65 anos, tendo sido aceite como milagre a cura milagrosa de uma criança no Brasil.
A análise feita pela comissão de teólogos recomendou a aceitação à Congregação para a Causa dos Santos que decretou santos os dois beatos e aprovado pelo Papa Francisco.
Foi com grande alegria que o Santuário de Fátima recebeu esta notícia que, como afirmou o Reitor Padre Carlos Cabecinhas, é o coroar do programa celebrativo do Centenário das Aparições.
A notícia da canonização a 13 de maio, durante a Peregrinação do Papa à Cova da Iria, é acolhida com “profunda gratidão”, afirmou. “Gratidão a Deus, que nos concede a graça de novos santos como modelos e intercessores; mas gratidão igualmente ao Santo Padre, que tomou a decisão de fazer a canonização neste lugar”.
“Porque é este Santuário que custodia as suas relíquias; é neste Santuário que estão os seus túmulos; muito especial porque escolher Fátima para este ato solene da Igreja universal é reconhecer a importância mundial de Fátima e é igualmente reconhecer Fátima como verdadeira ‘escola de santidade’”, realçou.
Por outro lado, o Bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto, manifestou sua “imensa e indescritível alegria” com esta decisão, referindo que o Centenário de Fátima “atinge todo o seu esplendor… Agradecemos também ao Papa Francisco que, como Pastor universal da Igreja, nos concedeu tão benevolamente a graça da festa da canonização em Fátima sob a sua presidência. Estamos certos de que Francisco e Jacinta não deixarão de lhe manifestar a sua gratidão e a eles associamos as nossas orações de reconhecimento”, sublinhou.
D. António Marto sublinhou que se trata de um “grande dom”, não só para a diocese, de onde são originários os Pastorinhos, mas também “para o Santuário de Fátima, para a Igreja em Portugal e para a Igreja Universal… Um grande dom para todos aqueles que reconhecem nos Pastorinhos um exemplo luminoso de um caminho de santidade que, através do Imaculado Coração de Maria, nos conduz até Deus”.
A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que alguém é digno de culto público universal, podendo ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.
A festa litúrgica de Francisco e Jacinta Marto ocorre a 20 de fevereiro, dia da morte de Jacinta.
https://www.facebook.com/SantuarioFatima/videos/1509259725760276/
Fonte: Agência Ecclesia, Santuário de Fátima
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023