A beleza e a transmissão da fé’ são ações de formação com o objetivo de preparar os catequistas da Diocese de Leiria-Fátima enquanto agentes “também responsáveis pela preservação e interpretação do património”, a partir de 29 de janeiro.
“Sensibilizar os catequistas para a importância do património cultural no anúncio do Evangelho e dotá-los com as ferramentas básicas de análise para transmitirem os conteúdos que estão encarregados de transmitir”, é o objetivo da formação explica o diretor do Departamento Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, Marco Daniel Duarte informa para além de uma componente teórica as sessões incluem uma parte prática com exercícios “pensados a partir do património cultural”, material e imaterial, de cada paróquia, como “obras de arte; património arquivístico; livro antigo; património musical”.
A primeira sessão de ‘A beleza e a transmissão da fé’ destina-se às paróquias da vigararia dos Milagres, no dia 29 de janeiro, entre as 21h00 e as 23h00, no Auditório Paroquial de Santa Eufémia (Leiria).
O comunicado adianta que a sessão seguinte está marcada para 26 de fevereiro na Batalha para as paróquias desta vigararia.
Esta parceria entre o Serviço Diocesano de Catequese e Departamento do Património Cultural tem como público-alvo os catequistas mas podem participar todos os agentes pastorais” que de alguma forma “lidem com o património”.
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023