O Beato Carlo Acutis (3 de maio de 1991 – 12 de outubro de 2006) foi um adolescente católico italiano nascido no Reino Unido. Conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los num site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte por leucemia. Foi conhecido pela sua alegria e habilidades com o computador, bem como pela sua profunda devoção à Eucaristia, que se tornou um tema central de sua vida.
Os pedidos para sua beatificação começaram pouco depois da sua morte e ganhou um impulso significativo em 2013 depois que a causa começou foi intitulado como um Servo de Deus – o primeiro estágio no caminho para a santidade. O Papa Francisco declarou-o venerável a 5 de julho de 2018.
A 21 de fevereiro de 2020, o Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os Decretos que aprovam novas beatificações e canonizações, assim como novos Servo de Deus e um deles o jovem italiano Carlo Acutis. A data oficial da sua beatificação será no próximo dia 10 de outubro 2020 e o seu corpo este no início deste mês foi exposto para veneração dos fiéis.
Acompanhe a reportagem da Lízia Costa, Canção Nova Roma
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023