A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima tem em curso, mais uma vez, a campanha de verão “Apadrinhe umas férias felizes”, que visa angariar fundos para apoiar a frequência da colónia de férias por crianças de famílias carenciadas.
Anualmente, são cerca de 240 crianças e 50 adolescentes a frequentar a colónia de férias, na casa da Cáritas, na praia Pedrógão. O custo médio de cada estadia ronda os 140 euros, mas pede-se às famílias apenas uma comparticipação entre os 35 e os 80 euros, conforme os respetivos rendimentos.
Mas acontece que algumas famílias neste este mínimo conseguem pagar e é aí que pode entrar a figura do “padrinho” (pessoa ou empresa) que queira oferecer essa possibilidade a uma ou mais dessas crianças: oferece 30 euros para o custo mínimo, ficando os restantes 5 euros à responsabilidade da família, como forma de responsabilização. No ano passado, houve 27 pessoas e 2 empresas a responderem a este apelo, proporcionando “férias felizes” a 115 crianças e adolescentes.
Como se vê, estas colónias são suportadas financeiramente pela Cáritas de Leiria, na sua quase totalidade. E são possíveis, graças à dedicação de cerca de 50 jovens que anualmente oferecem uma semana das suas férias para fazer o serviço de monitores. Também aqui poderá ajudar quem quiser inscrever-se para este voluntariado.
A campanha permite ainda a colaboração com um donativo inferior ou superior aos 30 euros, sendo bem-vindas todas as ajudas. A Cáritas emitirá o respetivo recibo para efeitos fiscais.
Fonte: leiria-fatima.pt
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023