Cardeal-patriarca despede-se da presidência da CEP: afirma terem sido tempos exigentes e elogia esforço coletivo para minorar efeitos da pandemia

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, despediu-se ontem em Fátima da presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), missão que desempenhou nos últimos sete anos.

“Foi um tempo exigente, porque exigentes foram os desafios da sociedade e da vida eclesial. Em 2013 estávamos a sair duma grave crise económica e social, como agora estamos noutra, trazida pela pandemia”, referiu, na abertura da Assembleia Plenária que decorreu esta tarde, após o adiamento do encontro em abril, devido ao estado de emergência que vigorava no país.

“Reconheço e louvo tudo quanto se fez para minorar os efeitos da pandemia, nos âmbitos da saúde, da segurança social e do ensino, como na continuação de tudo o que é necessário à vida das populações”, disse, na abertura da Assembleia Plenária do organismo, que tinha sido adiada em abril, face ao estado de emergência.

Veja o vídeo na íntegra:

Fonte: Agência Ecclesia