Até 2025, diversas são as atividades comemorativas dos 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões. Uma delas é a Exposição Universal da Matriz Portuguesa.
O objetivo será o de destacar os portugueses do passado e do presente e a Expansão Marítima com o seu contributo para a Matriz e a Língua Portuguesa no mundo.
Além disso, buscar-se-á promover os valores de Portugal no espaço lusófono, europeu e mundial. Bem como fomentar, a nível cultural e institucional, o interesse pela Língua Portuguesa. Serão ainda criados pólos expositivos com conteúdos de teor cultural, científico e histórico, criando-se as “Rotas da Matriz e da Língua Portuguesa”.
A mostra tem o apoio institucional do Ministério da Cultura e o título faz referência à influência cultural recíproca entre os portugueses, nações de Língua Portuguesa e outros países. Não existem muitos dados biográficos sobre a vida de Camões.
As informações recolhidas quase três décadas depois da sua morte apontam que teria nascido em Lisboa em 1524 ou 1525. Supõe-se que tenha estudado em Coimbra e que tenha tenha estado em Ceuta onde, num confronto militar com mouros, perdeu um olho.
É autor de “Os Lusíadas, o poema épico sobre as navegações portuguesas”, uma obra que só foi reconhecida após a sua morte.
- Padre Sérgio Dinis é nomeado Bispo Ordinário Castrense - 22 de Novembro, 2024
- Red Week: AIS alerta para o drama dos cristãos perseguidos - 22 de Novembro, 2024
- No dia de Cristo Rei, jovens de Lisboa vão passar cruz da JMJ para Seul - 21 de Novembro, 2024