A Arquidiocese de Braga vai assinalar hoje o dia de São Geraldo, padroeiro da cidade, com a representação do milagre da fruta.
O Serviço Educativo do Tesouro-Museu da Sé de Braga informa que está a organizar a representação do Milagre da Fruta em colaboração com a Escola EB1 da Sé, uma atividade com “interesse educativo” que dá a conhecer “uma lenda com longa tradição na Catedral”.
Neste contexto, o Tesouro-Museu da Sé de Braga convida todas as escolas e a comunidade em geral a participarem na iniciativa.
A capela de São Geraldo vai estar aberta ao público com o “magnífico retábulo ornamentado” com a fruta da época, em uma alusão ao “suposto milagre” de S. Geraldo.
O santo padroeiro da cidade de braga foi responsável por várias reformas na Sé de Braga e mandou construir uma capela que dedicou a São Nicolau, onde está sepultado.
O Tesouro-Museu da Sé bracarense, na rede social Facebook, contextualiza que São Geraldo nasceu em Cahors, na França, foi arcebispo de Braga entre 1099 a 1108.
O padroeiro da cidade de Braga faleceu durante uma visita pastoral em Bornes, no Concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de dezembro 1108.
Fonte: Agência Ecclesia
- Primeiro dia do funeral marcado pela trasladação do corpo de Bento XVI para a Basílica de S. Pedro - 3 de Janeiro, 2023
- Legado teológico de Bento XVI está a ser traduzido para português - 3 de Janeiro, 2023
- Canonista explica protocolo do funeral de Bento XVI - 2 de Janeiro, 2023