Bispos de Portugal e Espanha analisam estratégias de parceria para o setor

Bispos de Portugal e Espanha analisam estratégias de parceria para o setor, em encontro Ibérico

^90f14ecf0ad639cc2cc3c930ec3e02d0c844bd6ffac746641d^pimgpsh_fullsize_distr
Foto: PR/Agência ECCLESIA

O diretor do Secretariado de Meios de Comunicação Social da Conferência Episcopal Espanhola disse hoje que a comunicação em rede na Igreja Católica exige preparação e confiança recíproca e tem de partir da “escuta”.

Para o padre José Gabriel Vera, as parcerias em comunicação devem fundamentar-se numa relação de “confiança nas pessoas”, na certeza de que todas “trabalham na mesma direção”.

“Preparar as pessoas e confiar nelas” é a estratégia sugerida pelo responsável da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) no Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social.

“Redes e parcerias na comunicação na Igreja” é o tema do encontro das Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha, que decorre até esta quarta-feira, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores.

Para o padre José Gabriel Vera, as redes sociais “não servem para fazer homilias ou sermões”, mas têm de ser um “lugar de encontro onde as pessoas se sentem escutadas pela Igreja”.

“Não são um placard de anúncios, onde a Igreja coloca o que faz, mas uma sala, um pátio onde a Igreja dialoga com as pessoas”, disse o responsável da CEE.

O padre José Gabriel Vera defendeu que o que cada um partilha na rede deve ser “o mais profundo” do que é, sabendo que a “coerência é fundamental”, e apresentou Jesus Cristo como o modelo da comunicação porque é “a mensagem, o comunicador e o meio”.

Carmo Rodeia, colaboradora do portal da internet ‘Igreja Açores’, apresentou no Encontro Ibérico a estratégia de comunicação na Diocese de Angra, que potenciou a “rede local” da Igreja Católica e a dos meios dos meios de comunicação social regionais como meio de agilizar a comunicação.

“Construímos esta rede de forma a termos todos os dias conteúdos novos e que possam ocupar um determinado espaço em termos da comunicação social. É a forma que temos de garantir alguma visibilidade da Igreja e a Evangelização, que é aquilo que todos nós pretendemos”, afirmou a jornalista.

Produzimos os conteúdos, disponibilizamo-los e outros publicam-nos”, referiu Carmo Rodeia.

O Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social de Portugal e Espanha termina esta quarta-feira, com a apresentação das conclusões em conferência de Imprensa, às 11h00 (mais uma em Lisboa), no Centro Pastoral Pio XII, onde decorrem os trabalhos

Fonte: Agência Ecclesia