Bispo presidiu à Eucaristia de Envio de 193 jovens à JMJ

O bispo de Leira-Fátima presidiu à Missa de Envio dos 193 jovens da diocese que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e pediu-lhes que sejam “rostos da misericórdia para os outros, levando-lhes Jesus”.

“Sede rostos da misericórdia para os outros, levando-lhes Jesus”, foi um dos desafios de D. António Marto, na igreja do Seminário Diocesano, informa o jornal diocesano ‘Presente Leiria-Fátima’

Na celebração de envio, o bispo diocesano disse -se que vai estar em comunhão na oração, rezando por todos os que vão à JMJ e ofereceu aos 193 peregrinos da Diocese de Leiria-Fátima um terço.

A 31.ª edição das JMJ tem como tema ‘Felizes os misericordiosos porque encontrarão misericórdia’ e decorre de 26 a 31 de julho, em Cracóvia, na Polónia.

Os 193 jovens de Leira-Fátima vão partir rumo a Cracóvia este sábado de manhã, de autocarro, de Leiria, fazendo uma paragem em Paris onde vão ser acolhidos pela comunidade portuguesa que vive junto ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima – Marie-Médiatrice, da Diocese de Paris.

“Depois de uma Missa, celebrada com a comunidade, almoçamos também com eles e ainda nos sobra tempo para irmos passear um pouco por Paris. À tarde, partimos para Cracóvia”, explicou o diretor da Pastoral Juvenil diocesana, o padre Manuel Henrique, ao jornal diocesano.

Os secretariados da Pastoral Juvenil das Diocese de Leiria-Fátima, Coimbra e Santarém juntaram-se na organização da viagem à Jornada Mundial da Juventude 2016 e vão levar um total de 449 jovens.

Quando chegarem à Polónia, os peregrinos das dioceses do centro de Portugal vão ser acolhidos por famílias em Pcim, uma vila a 40 km de Cracóvia.

“O essencial é a vivência de uma experiência forte de fé e de Jesus Cristo, para que sejam testemunhas daquilo que viveram”, destacou o padre Manuel Henrique sobre a vivência que se pretende do encontro mundial de jovens organizado pela Igreja Católica.

No seu sítio online, a Diocese de Leira-Fátima também partilha testemunhos de jovens que vão à JMJ, como o Diogo Batista, do Grupo de jovens ‘Pás de Cristo’, da Sé de Leiria, que vai participar pela primeira vez: “Espero conhecer novas pessoas e viver o espírito cristão junto de jovens, de outros países e de culturas diferentes.”

Já o Rui Ruivo é seminarista e conta que na bagagem para além do bloco de notas, “para poder escrever” a sua juventude e a de tantos outros “em ‘gramática Jornada’” leva alguns artigos religiosos de Fátima “para a trocar, oferecer, dar”.

Segundo o Comité Organizador Local, Portugal deverá estar presente no certame com mais de sete mil peregrinos, sendo o nono país mais representado na Polónia.

Fonte: Agência Ecclesia