O derramamento do Espírito Santo é a grande graça que Deus está dando à sua Igreja hoje – aos sacerdotes, religiosos e religiosas – e a todos: aos pobres, ricos, empresários, músicos, às pessoas de decisão na nossa sociedade e a você também – por que não? O Senhor está derramando o Seu Espírito. Por essa graça, o Senhor realiza a transformação da Sua Igreja.
Podemos chamar o “batismo no Espírito Santo” – chamado assim por Jesus: “sereis batizados no Espírito Santo” (At 1,5) – também de “derramamento” do Espírito Santo ou de “efusão” do Espírito Santo.
O batismo no Espírito faz parte da teologia da graça: é uma graça “extraordinária” que produz efeitos “extraordinários” na vida das pessoas.
A teologia do batismo no Espírito Santo é a teologia da graça. O Senhor quer derramar o seu Espírito sobre todas as pessoas – as famílias, as casas religiosas, os seminários, as paróquias, as dioceses.
O Senhor quer derramar o seu Espírito em situações concretas de uma diocese, de uma paróquia, de uma congregação religiosa, o que tem realizado uma “extraordinária” transformação, deixando a todos boquiabertos e em dúvida sobre o que está acontecendo.
Somos a mais linda demonstração do poder do Senhor. Se um pintor adquirir tela, tintas e pincéis de boa qualidade, certamente pintará um belo quadro. Porém, se ele adquirir materiais de péssima qualidade, e mesmo assim pintar uma obra-prima, isso significa que ele é brilhante! Somos um exemplo de como o Senhor é “bom de serviço”! Conosco, e por meio de nós, Deus faz coisas maravilhosas. Ele é o artista!
Infelizmente, somos um “povo” que precisa ser corrigido, transformado, um “povinho” ainda muito vaidoso, cheio de orgulho espiritual, melindroso, desobediente, rebelde… Mas o Senhor é “bom de serviço”, Ele faz maravilhas em nós! Somos um milagre de Deus.
Ele já fez coisas maravilhosas em nossas vidas! Mas o surpreendente é o que Ele já fez, faz e quer fazer também “por meio” de nós. Conosco, o Senhor está transformando a sua Igreja.
Institutos de pesquisa de opinião pública realizaram um trabalho sobre as seitas no Brasil. Muitos informavam o crescimento das seitas e a redução de católicos. Esta constatação era apresentada continuamente na imprensa: jornais, revistas, televisão, rádio… Porém, os resultados das pesquisas realizadas pelos próprios institutos surpreenderam até os pesquisadores, pois não era o resultado esperado. Perceberam, a partir dos dados das pesquisas, que não são as seitas que mais crescem no Brasil, mas sim a Renovação Carismática Católica.
Está provado: o que mais cresce no Brasil é a graça do batismo no Espírito Santo. O Senhor está devolvendo à sua Igreja a sua originalidade.
É o Senhor restaurando a sua Igreja, e nós somos o resultado desta restauração. A Renovação Carismática Católica é o primeiro resultado da maravilhosa obra de restauração do Senhor na Igreja. Existe a crença de que o Senhor restaurará toda a sua Igreja, assim como está fazendo conosco. Somos a “amostra” do que Ele quer fazer hoje na Igreja inteira.
Deus abençoe!
Trecho extraído do livro: “Reinflama o Carisma” de Monsenhor Jonas Abib
O post Batismo no Espírito Santo, graça de Deus apareceu primeiro em Monsenhor Jonas Abib.