Aveiro dinamiza visita ao Crucifixo de Cristo que muda de expressão

A Câmara Municipal de Aveiro vai promover a “visita inaugural” do circuito ‘Facies Christi’ que destaca o Cristo Crucificado do Coro Alto do Museu de Aveiro/Santa Joana, às 18h30 de 11 de abril, integrado no programa de Páscoa 2017.

A visita vai apresentar o Crucifixo de Cristo do século XV que preside ao coro alto do antigo Convento Jesus de Aveiro, uma das “mais icónicas e relevantes” peças escultóricas portuguesas.

O Crucifixo de Cristo destaca-se pela “característica única” de, segundo a colocação do visitante, “o rosto aparentar, de um lado, estar sorridente e do outro triste e com os olhos cerrados”, bem como pela “raridade e dimensões”, pelos parâmetros históricos e artísticos.

Em tamanho real, o crucifixo gótico esculpido em madeira participou na procissão realizada em 1465 que assinalou o início da clausura conventual e diante do qual Santa Joana Princesa fez o voto particular e simples de castidade, em 1481.

À visita inaugural está associada um apontamento musical de Órgão Positivo do Coro Alto do Museu de Aveiro/Santa Joana pelo organista da Sé Catedral de Aveiro, Ricardo Toste.

Do programa faz parte ainda a conferência ‘O olhar de Cristo’, alusiva ao ‘Christus Facies’, pelo historiador de Arte Anísio Franco, conservador no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

A Câmara Municipal de Aveiro informa também que esta é uma ação de marketing turístico/cultural e de “valorização, promoção e interpretação” do bem histórico-cultural que vai passar a “assumir o estatuto de ícone com interesse turístico estratégico” para o município.

No programa Páscoa/Semana Santa Aveiro 2017, entre 7 e 16 de abril, destaca-se também a inauguração da exposição ‘Cristo Suspenso’, de Santiago Belacqua, pelas 16h00, deste sábado, e que fica patente até 30 de abril.

Fonte: Agência Ecclesia