Em Portugal, foi declarado dia de luto nacional, nesta quinta, 5 de janeiro, devido ao falecimento do papa emérito Bento XVI. No país, diversas foram as condolências prestadas.
Em nota, a conferência episcopal portuguesa destacou que Bento XVI fica para sempre na história da Igreja pela receção e aplicação das orientações do Concílio Vaticano II. O presidente da conferência e bispo de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas, ressaltou a coerência do serviço revelada pelo pontífice quando tomou a decisão de renunciar à sua função de sucessor de Pedro, quando sentiu que já lhe faltavam as forças.
O Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, também deixou uma mensagem em que enfatizou a lucidez com que Bento XVI seguia todos os debates culturais e religiosos e a clareza com que se pronunciava a seu propósito, oralmente ou por escrito, com crentes ou não crentes.
- Ilha da Madeira: da arte ao artesanato, dos museus às igrejas - 6 de Janeiro, 2026
- 2025 e os principais acontecimentos da Igreja no mundo e em Portugal - 1 de Janeiro, 2026
- Do presépio ao sepulcro vazio | Especial de Natal no Museu Vida de Cristo - 25 de Dezembro, 2025


