Festa da Apresentação do Senhor

Festa vulgarmente conhecida como Nossa Senhora das Candeias ou Candelária, mas trata-se essencialmente de uma festa cristológica – mais do que a Purificação ritual de Maria, quarenta dias após o parto, é a Apresentação de Jesus ao Pai, no Templo, onde o velho Simeão O declara como “Luz das Nações”.

imagem | cathopic

No Oriente é designada festa do “Encontro”. Importante é valorizar o significado da luz e da procissão luminosa como caminhada do Povo de Deus, à luz de Cristo, em demanda da Terra Prometida. Esta festa tem ao mesmo tempo um tom gozoso (alegria de Maria oferecendo o seu Filho ao Pai e júbilo de Simeão e Ana) e doloroso (no ofertório de Maria vislumbra-se já a Cruz e por isso Simeão fala de uma espada que há-de trespassar o coração da Mãe). Estão presentes as três gerações: o Menino Jesus, Sua Mãe e São José, os santos velhinhos Simeão e Ana ( que representam os avós).

Dois temas podem congregar a nossa atenção:

  1. Consagração de Jesus ao Pai e revelação da Sua missão. Jesus é o Ungido do Pai para a Salvação do mundo, Luz dos povos a fim de que ninguém mais caminhe nas trevas. Mas é também um “sinal de contradição”, exigindo um pronunciamento, uma atitude decisiva, não podendo ninguém ficar indiferente.
  2. Atitudes de Maria e de Simeão. Maria oferece o seu Filho ao Pai, gesto que se prolonga até à Cruz, até ao fim dos tempos, gesto que se repete particularmente na hora da Eucaristia, onde o altar são os braços de Maria. Por seu lado, o velho Simeão, “homem justo e piedoso” (como a velha Ana, que “servia a Deus noite e dia”), esperava a “consolação de Israel” e recebe o Menino nos braços proclamando-O “Luz das nações” e glória do Povo de Deus. Depois  deste jubiloso encontro, há tanto tempo esperado (Simeão simboliza toda a expectativa da humanidade ), pode morrer em paz, porque os seus olhos viram a Salvação.

Licões/ Propósitos

  • Jesus veio para ser “Luz das nações” – devemos deixar-nos iluminar e ser portadores dessa Luz diante de todos os povos;
  • Jesus é “sinal de contradição”, sendo proibido “servir a dois senhores”;
  • com Cristo, ofereçamo-nos diariamente ao Pai pelas mãos de Maria.

Citação

“Todos nós que celebramos e veneramos com tanta piedade o mistério do Encontro do Senhor, corramos para Ele com todo o fervor do nosso espírito. Ninguém deixe de participar neste Encontro, ninguém se recuse a levar a sua luz. (…) Caminhemos empunhando  as lâmpadas. Acorramos trazendo as luzes, não só para indicar que a luz refulge já em nós, mas também para anunciar o esplendor maior que dela nos há de vir. Por isso, vamos todos juntos, corramos ao encontro de Deus”. (São Sofrónio, Sermões)