O bispo do Algarve, Dom Manuel Quintas, celebrou, no último 3 de setembro, 24 anos de ordenação episcopal, poucos dias após ter completado 75 anos de idade. Em conformidade com o Direito Canónico, já enviou a sua carta de renúncia ao Papa Francisco, mas diz estar “totalmente disponível para continuar”, caso seja necessário.
Dom Manuel Quintas, que está à frente da Diocese do Algarve há 20 anos, destaca os anos de intensidade pastoral, mas uma intensidade feliz, e agradece o apoio do clero, dos consagrados e dos leigos. O bispo revela que, embora as suas forças tenham diminuído, a diocese tem ainda um plano pastoral para os próximos três anos. Ele sublinha que “a vida continua, independentemente de quem estiver no cargo”.
Dom Manuel Quintas passou o dia dos seus anos em em Fátima, em recoleção pessoal, quando refletiu, sobretudo, a respeito da nova etapa que começa, e para escrever a resignação ao santo padre. O bispo pertence à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, os Dehonianos e, no ano 2000, foi nomeado bispo auxiliar do Algarve por São João Paulo II.
- Madre Mary Jane Wilson: A Boa Mãe da Madeira que viveu a caridade - 18 de Dezembro, 2025
- Série Ilha da Madeira | Santuário do Monte Missas do Parto - 12 de Dezembro, 2025
- 100 anos da aparição de Pontevedra | O pedido dos primeiros sábados e as celebrações na Galiza - 12 de Dezembro, 2025


