Amor como password para a Paz e para entrar no Reino dos Céus, afirma D. Américo Aguiar

Neste dia 13 de outubro, D. Américo Aguiar, que preside à última celebração da Peregrinação Internacional Aniversária deste ano, além do reforçado apelo à Paz protagonizou no final um gesto emblemático ao deixar três ofertas a Nossa Senhora de Fátima.

D. Américo na sua homilia  referiu que sendo peregrinos de Fátima, “estamos unidos pelos Amor a Nossa Senhora. Um amor sem fronteiras, um amor rezado em todas as línguas, feito de súplicas e gratidão”.

Neste dia que se celebra a Solenidade do Aniversário da Dedicação da Basílica da Senhora do Rosário, Dom Américo referiu que é “um título longo que nos fala da capacidade da humanidade de construir templos”. O cardeal gosta de pensar nos homens que carregaram as pedras afirmando que “todos eles, todos nós, somos as pedras vivas de que nos falava São Pedro, todos eles, todos nós, construímos a Igreja de Jesus, o templo espiritual que supera todos os templos”.

D. Américo reforça o seu apelo de oração pela Paz no mundo, especialmente pela Paz na Ucrânia, e Terra Santa. “Queremos Paz” afirmou. E num exercício com os peregrinos no recinto pediu que todos gritassem pela paz apelando que ela não saia só das nossas bocas mas dos nossos corações.

D. Américo referiu ainda que se fosse hoje Jesus não entregava uma chave rumo aos Reino dos Céus, mas uma password em que o nome ser “Amor” pois é com ele que se alcança o Céu.

No final da celebração, D. Américo entrou na Capelinha das Aparições a Nossa Senhora de Fátima e entregou o Báculo em madeira que utilizou na Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro a Nossa Senhora de Fátima pedindo lhe a sua muito especial intercessão pela Paz na terra de Jesus, na Ucrânia e em tantas outras geografias e corações. “Este báculo foi-me oferecido pela CÁRITAS de Jerusalém, em Belém, por ocasião da minha visita em julho passado por causa da JMJ Lisboa 2023″.

Juntamente com o báculo deixa igualmente “ à Mãe do Céu” a Cruz Episcopal da JMJ e anel cardinalício: “Faço-o como sinal de gratidão pelo apoio incondicional de Nossa Senhora ao que foi a JMJ: preparação e vivência e o que terá de continuar a acontecer nos corações dos jovens peregrinos”, afirma o cardeal português.

O anel cardinalício “quer significar a consagração desta nova missão `inesperada´ à nossa Mãe” sublinha ainda.

Estiveram presentes na Peregrinação Internacional Aniversária, 265 sacerdotes, 6 bispos, 3 cardeais e 120 mil peregrinos.

.: Assista à homilia:

Marta Nogueira