Algarve: Responsável pelo setor da Cultura do Vaticano vem a Portugal falar sobre «os desafios de uma Igreja renovada»

Cardeal Gianfranco Ravasi é um dos oradores da jornada deste ano de atualização do clero do Sul

O clero das dioceses do sul de Portugal reúne-se entre hoje e quinta-feira, em Albufeira, para a sua jornada anual de formação, com a presença do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura do Vaticano, D. Gianfranco Ravasi.

O cardeal italiano é um dos oradores do evento e vai sublinhar aos participantes a importância do “diálogo” enquanto “postura de uma Igreja” que quer estar permanentemente “em saída”, como refere o Papa Francisco”, e a “evangelização da cultura” como um dos desafios mais “ingentes” da Igreja Católica na atualidade.

O encontro de atualização do clero do Sul do país, que tem como tema “Desafios para uma Igreja «Semper Renovanda» – Secularização, Diálogo, Discernimento” , é dirigido a bispos, sacerdotes e diáconos das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal; conta pelo 11.º ano consecutivo com a organização do Instituto Superior de Teologia de Évora.

No programa do evento, além das duas conferências do cardeal Gianfranco Ravasi –   “Diálogo: a nova postura de uma Igreja em saída”, no dia 30 de janeiro, e “A evangelização da Cultura: desafio e tarefa ingente”, estão previstos vários outros oradores e temas.

O lançamento destas jornadas de atualização é dado no dia 29 de janeiro com a comunicação “Vaticano II, sinal de uma Igreja aggiornata, num Mundo em mutação”, da autoria de Juan Pablo García, religioso da Ordem Trinitária e professor da Universidade Pontifícia de Salamanca.

No dia 30 os participantes terão oportunidade de refletir sobre “As múltiplas raízes da Secularização nos países de tradição religiosa cristã”, com a ajuda do investigador Sérgio Ribeiro Pinto, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Nessa mesma terça-feira, João de Deus Pinheiro, antigo comissário europeu e também ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, fará uma exposição sobre “Os desafios que a Europa e o projeto europeu nos colocam”.

Ao longo de três dias, os membros do clero das dioceses do Sul vão ter a possibilidade de contar com duas mesas redondas relacionadas com os desafios da Igreja Católica no meio da sociedade, inspiradas na máxima “Diálogo em várias frentes”.

Em causa estarão áreas como “a ética e as ciências da vida, o diálogo inter-religioso, os cristãos na política, e a educação e o ensino”.

Para desenvolver estas temáticas, estarão presentes especialistas como Michel e Isabel Renaud, Susana Mateus, José Filipe Pinto e David Justino.

Esta jornada de formação do clero vai ser encerrada, no dia 01 de fevereiro, com um painel dedicado ao tema “Experiências positivas de diálogo e evangelização, numa sociedade multicultural, multirreligiosa e secularizada”, com a colaboração de representantes das várias dioceses.

Fonte: Agência Ecclesia