Aceito a tarefa neste Advento de preparar o caminho do Senhor

O Advento é um tempo de conversão, isto é, de mudança de mentalidade e de atitudes, quer em relação a Deus, quer em relação ao próximo. Há, na verdade, muitas coisas na nossa alma que constituem obstáculos à vinda d’Aquele que nos salvará. O materialismo e o formalismo dominam na vida de muitos cristãos, como na dos contemporâneos de João Baptista. A falta de amor e a injustiça envenenam as relações entre os homens.

imagem | freepik

Impõe-se-nos, portanto, a tarefa de prepararmos os caminhos do Senhor, num esforço de conversão interior, sincera e efetiva, de modo que o Salvador encontre aquela disposição de espírito, aquele acolhimento às Suas iniciativas, que Lhe permitam transformar-nos em “homens novos” do Reino que vem fundar.

Confiando em Deus, que liberta o Seu povo da escravidão, confiando em Cristo, que nos liberta do egoísmo, o cristão vive, na alegria, este tempo de purificação, pois sabe que, unido a Cristo, poderá vencer os obstáculos.

1ª Leitura: Livro de Isaías 11, 1-10  — “Julgará os infelizes com justiça”
O profeta anuncia o Enviado de Deus como Alguém que será ungido pelo Espírito Santo. É isto mesmo que significa a palavra Messias e o nome de Cristo, o Ungido. Um dia, Jesus aplicará a Si mesmo outra passagem do mesmo profeta que O apresenta igualmente como o Ungido de Deus. Jesus é realmente o Ungido, o Cristo de Deus e o Salvador dos homens. Pela sua ação salvadora, Ele vem reconduzir os homens ao novo paraíso, prefigurado nas imagens que, nesta leitura, recordam o paraíso perdido.

Salmo 71 (72) — Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre.

2ª Leitura: Epístola de São Paulo aos Romanos 15, 4-9 — Cristo salva todos os homens 
Jesus Cristo é o Salvador de todos os homens. Se nasceu entre os judeus, Ele nasceu para todos os povos. Se hoje é reconhecido apenas pelos cristãos, Ele veio chamar à mesma Aliança com o Pai todos os povos. As promessas feitas aos Patriarcas e Profetas no Antigo Testamento destinavam-se a todas as nações e foram então uma preparação, como ainda hoje nos preparam a nós para O reconhecermos e acolhermos, porque Ele continua a vir.

Evangelho: São Mateus 3, 1-12  — “Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus”
João Baptista, que veio à frente do Senhor a preparar-Lhe o caminho, é a grande figura deste Domingo. Para nós ele é também, hoje, o Precursor. E o caminho que nos aponta para nos levar a Jesus, ao reino dos Céus, é logo de início, a conversão, a penitência, o arrependimento em relação aos nossos caminhos mal andados, para que nos lancemos pelos caminhos de Jesus, que levam ao Pai. Só por aí se pode ir ao encontro do Senhor que vem; é esse o caminho do Advento.