Na Homilia da Celebração da Palavra, o Bispo de Aveiro, António Manuel Moiteiro Ramos, que preside ao 12 e 13 de setembro, refletiu sobre a disponibilidade e prontidão de Maria para servir, levando Jesus apressadamente e com toda a alegria que transbordava no seu coração.
O Bispo de Aveiro relembra este mesmo lema, anunciado pelo Papa, para a próxima Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Portugal, convocando os jovens a seguirem este exemplo de Maria.
D. António Moiteiro Ramos referiu ainda que “peregrinar, caminhar juntos, leva-nos a sair de nós próprios e a abrirmo-nos aos outros, escutando-os e partilhando a própria existência, com o espírito missionário e sinodal que se espera hoje da Igreja. A confiança total e disponível com que os Pastorinhos responderam ao convite da Senhora do Rosário – «Quereis oferecer-vos a Deus?», «Sim, queremos!» – deve ser o motor da vida de todo o cristão. A vocação de Maria é fundamental para a renovação das nossas comunidades hoje.”
- As damas de Samaria e os perigos da vaidade, do pecado e da redenção - 11 de Setembro, 2026
- Como liderar com temor a Deus e vencer o medo: o exemplo de Moisés - 8 de Setembro, 2026
- Semear boas sementes para colher com alegria a Palavra de Deus - 4 de Setembro, 2026

